Lucro de 2020 do Banco Pan

Recentemente o Banco Pan (BPAN4) apresentou os resultados de 2020. Para surpresa de clientes e acionistas, a instituição cresceu 27% em relação ao ano anterior.
Em números absolutos o lucro líquido do banco foi de R$ 656 milhões no ano, sendo que somente no quarto trimestre o lucro foi de R$ 171 milhões. Praticamente todos os indicadores mostraram um bom desempenho da instituição durante o ano.
Isso mostra que a estratégia de digitalização está dando certo. Afinal, o banco Pan se tornou um dos maiores bancos digitais do país, oferecendo uma conta completa para seus clientes que pode ser controlada 100% pelo App.
Quais foram os resultados do Banco Pan em 2020?
O Banco Pan apresentou um crescimento de 27% no ano de 2020 em comparação a 2019. O lucro anual da instituição foi de R$ 656 milhões, e o retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) foi de 21,4%.
O índice de Basileia, que mede o grau de risco do investidor em investir em um banco, foi de 15,9% no ano, integralmente composto por capital principal. Isso mostra que a instituição, além de lucrativa, é bem sólida.
Só para ter uma ideia, a carteira de crédito do banco cresceu 22%, fechando 2020 em R$ 28,9 bilhões. A inadimplência acima de 90 dias na carteira de varejo também melhorou e recuou de 6,7% para 5,5% no último trimestre do ano passado.
Esse indicador mostra que o banco melhorou a eficiência na oferta de crédito, seja por meio de novas tecnologias, ou por meio de novos critérios que foram adotados no momento da concessão de crédito para o consumidor.
De acordo com Carlos Eduardo Guimarães, CEO do Banco Pan, “mesmo diante de tantos desafios causados pela pandemia, tivemos um ano excelente. No 4T20, atingimos o maior volume de originação da nossa história e obtivemos indicadores de inadimplência em níveis menores do que o pré-pandemia”.
Veja também:
O que esses dados revelam?
Após a apresentação dos resultados, ficou claro que a estratégia do banco Pan em se digitalizar cada vez mais está dando certo. Afinal, o banco está crescendo com solidez e qualidade, proporcionando uma boa experiência para seus clientes.
Carlos Eduardo Guimarães ressalta que o banco vai muito além do crédito. Afinal, a instituição oferece transparência, simplicidade e assertividade para todos os seus usuários. Para 2021 a expectativa é agregar novos produtos sempre visando um maior engajamento com os consumidores.
O Executivo ainda enaltece que a estratégia continua sendo a de ter uma oferta completa de produtos de crédito e serviços financeiros, fazendo uso cada vez mais intenso da tecnologia e diversificação de produtos e canais.
A missão do Banco Pan é transformar os desafios dos seus clientes em conquistas. E para isso a instituição não vem poupando esforços quando o assunto é inovação. Por isso, 2021 promete ser ainda melhor.
Um pouco mais sobre a instituição
Para quem ainda não conhece, o Banco Pan é um dos principais bancos brasileiros, com um patrimônio líquido de R$ 5,3 bilhões e foco nas pessoas físicas das classes C, D e E.
Dentre os principais produtos oferecidos pela instituição estão o crédito consignado, financiamento de veículos novos e usados, cartão de crédito e uma conta digital completa que possibilita aos clientes fazerem todas as operações bancárias.
O Banco possui ainda uma rede de 16 mil lojas e concessionárias e mais de 774 correspondentes bancários, além de 60 pontos de atendimento próprios. É por essas e outras, que ele é considerado um dos maiores bancos do país.
E você, já tem a sua conta digital no Banco Pan? Se gostou deste artigo não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais.