Caixa Tem bloqueou transferência de Auxílio Emergencial para outros bancos?



Anúncios



Publicidade

A própria Caixa Econômica confirmou que fez o bloqueio da função de transferência para outros bancos. Confira o artigo e descubra o que está acontecendo.

Apesar de muitas pessoas dizerem que a medida é ilegal, a CEF afirma estar respaldada em lei e que tomou a medida para evitar que o calendário do saque do auxílio emergencial fosse burlado. Entenda mais a seguir.

Por que a CEF bloqueou as transferências pelo app do Caixa Tem?

Em primeiro lugar é importante dizer que a medida foi tomada a partir da metade do dia 21 e está sendo alvo de muitas discussões sobre a legalidade do bloqueio. De fato, a lei do auxílio emergencial prevê que ele poderá ser transferido por meio do aplicativo.

Entretanto, a partir da segunda parcela e um novo lote reanálises a CEF definiu que em uma data seria possível movimentar o auxílio emergencial digitalmente, mas que só após quase uma semana, seria possível sacar o dinheiro em espécie. Acontece que muitos brasileiros espertinhos começaram a encontrar uma forma de burlar este sistema para antecipar o saque, mas como?



Publicidade

Transferência é uma movimentação digital de dinheiro, não é verdade? Então, em teoria poderia ser utilizado a partir do dia 20. Alguns beneficiários começaram a transferir para conhecidos, como uma forma de sacar o dinheiro antes do dia 30, quando começa o saque em espécie.



Anúncios

Quais os problemas gerados por esta forma de sacar o dinheiro do Caixa Tem?

A CEF alega que haverá muita procura nas agências e auto atendimentos, fazendo com que houvesses aglomerações, o que traria riscos a saúde, por causa da pandemia. Outro motivo, seria que esta é uma forma de burlar o sistema e antecipar o saque.

Não é de agora que o governo demonstra um interesse em manter o dinheiro circulando de forma digital, presencialmente. Isso pode se justificar pelo fato de as cédulas poderem carregar o Covid-19 e também pelo fato de para alguns não haver papel moeda suficiente impresso.

Entretanto, o principal argumento levantado pela CEF é que o método de burlar e adiantar o saque emergencial, leva a aglomerações nos bancos.

Como posso utilizar o Auxílio Emergencial e o Caixa Tem, sem burlar o sistema?

Já falamos aqui sobre algumas formas de utilizar o Caixa Tem, mas as principais formas são:

  • Utilizar o cartão de débito virtual para fazer compras pela internet e em lojas físicas conveniadas
  • Pagar boletos de contas, como água, luz, telefone, cartão de crédito e outras coisas do tipo.

E após o dia 30/05 fazer o saque nas lotéricas e autoatendimentos da Caixa Econômica Federal.


Veja também:


Conclusão

Enfim, neste artigo você ficou por dentro do que está acontecendo com as transferências da CEF do auxílio emergencial pelo Caixa Tem. Além disso, vimos como utilizar o cartão de débito virtual e pagar boletos pode te ajudar a já começar a gastar o valor benefício para suas necessidades. Gostou da novidade? Comente conosco a sua opinião e compartilhe com os amigos as novidades!