Cartão de Crédito Clonado: Descubra como evitar este golpe

Veja neste artigo, algumas dicas e informações importantes para evitar que as suas informações bancárias sejam utilizadas indevidamente.

Publicidade
Publicidade

Cartão de Crédito Clonado

Cuidados necessários para evitar ter o cartão de crédito clonado

Os golpes de cartão de crédito crescem em proporção ao aumento dos cartões, mas também, por outro lado, as empresas estão cada vez mais preocupadas e criando medidas para evitar este tipo de problema. Entretanto, de nada adianta a empresa financeira tomar os cuidados certos, e você não ter as precauções necessárias para evitar ter o cartão de crédito clonado.

Cuidados necessários para evitar ter o cartão de crédito clonado

Veja a seguir algumas dicas e informações importantes para evitar que as suas informações bancárias sejam utilizadas indevidamente, os principais motivos que levam a ter seu cartão de crédito clonado, podem ser:

Cartão de crédito clonado por vazamento de dados e sites falsos

Embora ainda existam casos de vazamento de dados de cartão de crédito, nos emissores de cartão mais comuns como Visa e Master e em lojas maiores, estão tornando cada vez mais seguros seus bancos de dados. Mas, ainda pode haver, quanto a isso, procure por empresas com responsabilidade de segurança e tecnologia, neste caso a empresa é responsável pelos danos.

No caso dos sites falsos, lembre-se que dificilmente um site não oficial vai ranquear no Google logo na primeira página para aquela marca com uma estrutura de produtos igual. É muito mais fácil que você caia em um site falso por meio de um link.

Publicidade

Por isso, antes de finalizar a compra, sempre procure pelo site oficial antes ou até ligue para o SAC da empresa. Se você desconfiar que tem uma coisa estranha com aquele site, ou que ele está um pouco diferente, ele provavelmente está, então preste atenção.

Publicidade

Estabelecimentos físicos de má índole, vírus ou programa espião de dados

Um pouco mais difícil de encontrar, mas existe. Se você não sabe basta uma foto de frente e verso do seu cartão físico para que ele seja utilizado para infinitas compras pela internet, pois com o número do cartão, nome e código de verificação é possível finalizar as compras.

Além disso, pode acontecer que no seu celular, smartphone ou computador estar infectado com vírus. Para evitar isso, lembre:

  • Não deixe seu celular desbloqueado, ou com um estranho, é possível instalar um aplicativo espião
  • Tenha um bom antivírus no seu celular ou computador
  • Jamais utilize a máquina que faz as transferências bancárias para clicar em links suspeitos, emotions coloridos e piscantes, ou sites não confiáveis. Além disso, lembre-se existem vírus tão fortes que infectam até o wifi e distribuem para todos os equipamentos, então mantenha-se atento e sem prese por sua segurança.

Cartão virtual e cartão físico sem numeração

Um cartão virtual, que muda a numeração ou código de verificação a cada compra pode ser bem interessante para evitar o clone do cartão de crédito. Além disso, um cartão de crédito só com o chip como o cartão da Money Pag, dão mais segurança ao usuário nas compras físicas e digitais.


Veja também:


Conclusão

Enfim, neste artigo você descobriu como se proteger dos golpes que muitas vezes acabam por dar dores de cabeça e ao bolso. Gostou das dicas e informações? Comente sua opinião e compartilhe as dicas de segurança com a família e amigos.