Cartão de crédito com dois números diferentes? Saiba o porquê

Publicidade
Publicidade

O seu cartão de crédito tem um número na frente e outro atrás e você nunca soube o porquê disso? Então chegou o momento de descobrir.

Todo cartão possui uma numeração na frente com aproximadamente 15 ou 16 números gravados e atrás normalmente com 3 ou 4 números. Isso acaba confundindo a cabeça de muita gente.

Quantas vezes, ao ser solicitado o número do cartão, você não pensou: e agora? Isso é comum, pois ficamos sem saber ao certo se o número que deve ser fornecido é o da frente ou ou de trás do cartão.

CARTÃO PAGBANK
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO PAGBANK

NEGATIVADO
 
INTERNACIONAL
Cartão sem anuidade que te ajuda no dia a dia!
Você permanecerá no site atual

Entendendo os números do cartão de crédito

Primeiramente vamos falar sobre os números que aparecem na frente do cartão de crédito. Diferente do que muitos pensam, eles não são distribuídos aleatoriamente, e portanto, existe um significado para isso.

Publicidade

Essa sequência indica, desse modo, informações da sua conta e até mesmo qual é o banco emissor. Quando você passa o cartão em um caixa eletrônico ele usa a fita magnética da parte traseira onde está armazenado o número do cartão.

Publicidade

Isso determina para onde o cartão deve ir, ou seja, ele vai rotear a rede e encontrar o banco de dados da sua conta. É justamente aqui que cada número do cartão tem um papel importante.

Na bandeira Visa, por exemplo, os dois primeiros dígitos indicam quem é o emissor do cartão. Posteriormente, a repartição dos demais dígitos muda de cartão para cartão, sendo que em alguns casos, do terceiro ao sexto dígito é indicado a instituição financeira que emitiu o cartão.

Já do sétimo ao décimo quinto ou do sétimo ao décimo segundo dígitos indica o número da conta. E o décimo terceiro ou décimo sexto dígito é o verificador que calcula o número usando o algoritmo Luhn para validar os números iniciais do cartão. Esse último dígito também é usado para evitar erros e impedir fraudes.


Veja também:


E os três dígitos de trás, para que serve?

Os três dígitos que ficam atrás do cartão são conhecidos como CVV. Ele funciona como uma espécie de senha de segurança nas compras digitais.

Esse é um código único para cada cartão, sendo que ao realizar uma compra online, será obrigatório informar este número. Normalmente ele é uma sequência de três dígitos, mas podem acontecer casos onde o CVV possui quatro dígitos.

Esse código torna a compra mais segura, afinal, quando você realiza uma compra pela internet não precisa inserir o chip ou fazer a leitura da fita magnética, por isso é importante lembrar que a verificação de segurança é fundamental nesses casos.

Deu para compreender a diferença entre os dois números diferente do cartão? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe essa notícia nas redes sociais.