Cartão de Crédito: conheça as suas principais informações



Anúncios



Publicidade

O uso do Cartão de Crédito está aumentado cada vez mais entre os brasileiros, mas muitos ainda não entendem bem seu funcionamento, quais são as informações que ficam disponíveis nele, e como isso pode ser muito útil para melhor se proteger. Confira as principais informações que ele tem.

Vale lembrar que o cartão de crédito é nada mais que um instrumento financeiro, e por isso, você deve conhecer as informações que ele carrega, para saber como melhor utiliza-lo também como proteger informações sensíveis.

O número do cartão de crédito

Esse é o número que geralmente fica na frente do cartão em relevo, ele é único, intransferível e serve para identificar um cartão em específico. O principal cuidado com o seu número de cartão é justamente não deixar ele visível em momentos fora de compra, já que ele junto com o código de verificação, podem fazer compras na internet.

Identificação do titular ou portador

É onde fica o seu nome, em alguns estabelecimentos, pode ser pedido que você apresente o cartão junto com a identidade para provar se você é dono do cartão que utiliza. Por isso, quando for ir comprar em algum lugar que você não está acostumado, não utilize um cartão que não tenha o seu nome, já que alguns emissores permitem que você coloque o seu apelido ao invés do nome.



Publicidade

Validade do cartão de crédito e as redes de pagamento

A validade do cartão é que diz até quando (tempo) seu cartão vale, sem seus dados precisarem ser atualizados, por vezes o banco faz esta atualização automática e você deve recebe seu novo cartão em casa. Por outro lado, às vezes, além da bandeira do seu cartão – Visa ou Master –, vai aparecer também as redes onde você pode fazer saque, como:



Anúncios

  • Cirrus
  • Saque 24 horas
  • Rede Plus (saques internacionais)
  • Saque e pague

Chip, holograma, e CVV como tecnologia de combate à fraude

O chip virá para melhorar a questão de clonagem de cartão de crédito físico, não impedindo a clonagem do para compras virtuais. É muito difícil que um cartão de crédito com chip, seja clonado de forma física, até por isso, que hoje em dia a maioria tem chip, sempre dê preferência para um cartão com chip.

Outra forma de evitar a clonagem é o holograma, aquele “adesivinho” que vem atrás do cartão que muda conforme a direção que você utilizar, ele auxilia na segurança pois não pode ser impresso.

Já o CVV vale para compras feitas na internet ou para alguns restaurantes específicos (bem mais raro no Brasil). Ele é um código que serve para confirmar a compra feita no cartão de crédito.


Veja também


Conclusão

Enfim, neste artigo você ficou por dentro de como funcionam as principais informações que estão disponíveis no seu Cartão de Crédito. Legal, não é verdade? Comente conosco sua opinião e compartilhe com os amigos as novidades!