Cartão de débito e cartão Pré-Pago: semelhanças e diferenças

Você sabe diferenciar um cartão de débito do pré-pago? Neste artigo descubra como funciona, quais são as vantagens e as características de cada um deles.

Publicidade
Publicidade

Cartão de débito e cartão Pré-Pago

Cartão de Crédito Pré Pago Virtual

Já ouviu falar em cartão de débito e pré-pago? Afinal de contas é a mesma coisa? Qual é a diferença? Continue neste artigo e descubra como funciona, quais são as vantagens de cada cartão e quais são as características específicas de cada um deles.

A diferença está somente na hora do checkout, quando se informa que é débito ou crédito, já que o pré-pago passa na função crédito? Descubra a seguir!

Como funciona o cartão de débito e pré-pago?

Em ambas as situações é necessário primeiro pôr crédito para depois utilizar o cartão. Entretanto, no cartão de débito você utiliza o dinheiro que tiver na conta-corrente. Então, você pode gastar até o limite que tiver em conta, na função débito.

Já no cartão pré-pago, você precisa colocar créditos, semelhante a forma como você utiliza um cartão de celular: primeiro recarrega para depois utilizar o crédito. A principal diferença em relação ao cartão de débito é que o pré-pago não está atrelado a conta bancária.

Publicidade

Além disso, no cartão pré-pago você utiliza na função crédito, ao invés do débito e quando é recarregado o valor geralmente fica disponível no cartão, somente.

Publicidade

Quando utilizar cartão de débito ou pré-pago?

Se você está com o score baixo, e não consegue fazer um cartão de crédito, ou até tem um, mas não prefere mais controle sobre os gastos, utilizar o cartão de débito é uma boa opção. Através dele você pode diminuir a necessidade de carregar dinheiro, aumentando a sua segurança e comodidade.

O cartão pré-pago também oferece mais segurança, entretanto, na hora do checkout é necessário informar a função crédito. Mas, afinal de contas, de que isto é útil? Um cartão pré-pago pode ser útil para utilizar em aplicativos que só aceitam compras feitas na função crédito, como: iFood, Uber, Cabify, entre outros.

Nestes casos, geralmente não é aceito cartão de débito, porque se a corrida não se concretizar ou o seu pedido não chegar, não é possível estornar o valor. Por isso, que um cartão habilitado na função crédito se torna importante para estes serviços.

Quais as opções de cartão de débito ou pré-pago que existem?

Cartões pré-pago disponíveis:

– Ourocard Travel Money: um cartão pré-pago para quem viaja, já que é internacional e pode ser recarregado em moeda estrangeira.

– OuroCard pré-pago: um cartão do Banco do Brasil que permite que você faça compras e se mantenha no controle do que gasta.

– Cartão pré-pago Stelo: outra opção de cartão pré-pago que permite que você gerencie melhor as suas compras.

Já cartões de débito disponíveis são:

– Cartão da conta-corrente Nubank: gratuito e sem taxa manutenção permite que você utilize a função débito sem problemas. Tem uma taxa de saque de R$ 6,50 na rede 24 horas.

– Cartão da conta-corrente Inter: Não tem mensalidades nem anuidade, é gratuito para utilizar na função débito e você pode solicitar a função crédito mais tarde. Não tem taxa de saque na Rede 24 horas.


Veja também:


Conclusão

Enfim, neste artigo você descobriu como funciona e quais são as diferenças entre cartão de débito e pré-pago. Interessante, não é mesmo? Afinal de contas, ao ler o artigo ficou claro qual das funções é melhor em cada situação.

Gostou das novidades? Não deixe de comentar a sua opinião e compartilhe nas redes sociais também!