FGTS: Saiba como consultar o saldo disponível na sua conta

É fundamental que o trabalhador consulte o seu saldo de FGTS antes de realizar o saque para ver o valor que realmente tem disponível. Saiba como consultar a seguir.



Anúncios



Publicidade

Saiba como consultar o saldo do FGTS

FGTS

Você sabe como consultar o FGTS disponível na sua conta? Não? Então saiba que isso é muito mais fácil do que você pode imaginar.

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, conhecido como FGTS, é um direito de todo trabalhador brasileiro empregado pelo regime CLT.

A principal finalidade deste fundo é amparar todo e qualquer trabalhador que por alguma ventura tenha sido mandado embora do serviço.

No entanto, nos últimos anos o governo para procurar aquecer a economia vem liberando parte deste fundo para que as pessoas possam usá-lo como quiser.



Publicidade

E agora em um momento tão delicado como o que estamos vivendo não seria diferente. Por isso, consultar o saldo do FGTS é fundamental antes de realizar o saque.



Anúncios

Governo vai liberar parte do FGTS para trabalhadores

Devido à pandemia de coronavírus que se alastrou por diversos países, inclusive o Brasil, o governo federal vem criando medidas para evitar um recesso econômico ainda maior.

Recentemente foi anunciado que os trabalhadores terão direito de sacar R$ 1.045,00 à partir do dia 15 de junho deste ano. A disponibilidade para o saque se estenderá até o dia 31 de dezembro.

O valor de R$ 1.045,00 não será por conta inativa ou ativa, mas sim o limite máximo disponível para saque. Quem possui um saldo inferior a esse montante poderá resgatar todo o saldo disponível na conta FGTS.

Sendo assim, é fundamental que o trabalhador consulte o seu saldo de FGTS antes de realizar o saque para ver o valor que realmente tem disponível.


Veja também:


Como faz para consultar o saldo pelo site?

A consulta do saldo é feita pelo site da Caixa ou pelo próprio aplicativo do FGTS. Tal aplicativo está disponível para download tanto para o sistema Android quanto para iOS.

No entanto, independentemente se a consulta será feita pelo site ou aplicativo, é essencial fazer um cadastro primeiramente.

Sendo assim, para quem for fazer a consulta pelo site deverá acessar o endereço www.caixa.gov.br/extrato-fgts

Lá será preciso informar o número NIS ou do CPF e depois clicar em cadastrar senha. Feito isso basta ler o regulamento e clicar em “aceito”.

Depois será necessário preencher todos os campos com os dados pessoais e criar uma senha de 8 dígitos com letras e números. Você será, portanto, direcionado novamente para a tela de login.

Será preciso informar de novo o CPF ou número NIS e posteriormente a senha que você criou. Feito isso, clique no botão acessar.

Dentro do site você terá a opção “FGTS”, clique nela. Feito isso, você deverá clicar no menu “Extrato Completo”. Você então terá acesso a todas as suas contas FGTS, da mais antiga até a mais recente.

E para fazer a consulta do FGTS pelo aplicativo?

Para fazer a consulta via aplicativo será necessário primeiramente baixar o aplicativo no seu smartphone.

Depois você terá que preencher um cadastro assim como é feito no site, criando uma senha e também respondendo algumas perguntas relacionadas ao seu trabalho. 

Ao finalizar o cadastro, abra novamente o aplicativo e clique em “ver todas as contas”. O aplicativo então irá mostrar quanto há de dinheiro nas contas que você possui.

Gostou? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe essa notícia com seus amigos nas redes sociais.