Como funcionam os programas de milhas dos cartões de crédito?

Você sabe como funcionam os programas de pontos ou milhas do seu cartão de crédito? Saiba que se você não os conhece ainda, você pode estar perdendo pontos e consequentemente dinheiro.

Milhas e pontos de cartões de crédito

O que são Milhas ou Pontos?

Milhas ou pontos são os programas de fidelidade dos cartões de crédito. Quando você realiza uma compra com seu cartão de crédito, você automaticamente está gerando milhas. A maioria dos cartões de crédito beneficiam os seus clientes com milhas equivalentes a um múltiplo de dólar, dependendo do tipo de cartão que você usar. Por exemplo:

  • Cartões Gold: 1 ponto a cada 1 USD gasto
  • Cartões Platinum: 1,5 pontos a cada 1 USD gasto
  • Cartões Black ou Infinite: 2,2 pontos a cada 1 USD gasto

Assim, quanto melhor o seu cartão, mais milhas ou pontos você acumulará, e assim seus benefícios serão maiores, lembrando que cada cartão possui sua taxa de anuidade e também exigem comprovação de renda diferentes.

Principais tipos de cartões de crédito

Os principais tipos de cartões de crédito são Gold, Platinum e Black ou Infinite. Os cartões Gold possuem uma anuidade de aproximadamente 300 reais e exigem uma renda de no mínimo 2.500 reais, já os cartões de maior programa de pontos, como o Black ou Infinite, exigem rendas de no mínimo 20.000 reais e anuidades que podem chegar a 1200 reais.

Magalu
CARTÃO DE CRÉDITO

Magalu

SEM ANUIDADE
 
CASHBACK
Parcelamento em até 24x e pagamento por aproximação
Você permanecerá no site atual

Além das milhas, os cartões de maior renda muitas vezes também proporcionam benefícios como seguro viagem, salas vip, consultores de viagem e é claro, um melhor plano de milhas.

Para você entender melhor, em uma compra de 10.000 reais usando seu cartão de crédito, com a cotação atual do dólar de 5,30 você ganharia:

  • 1.886 pontos no cartão Gold
  • 2.830 pontos no cartão Platinum
  • 4.150 pontos no Black ou Infinite

Depois de acumular os pontos, é hora de buscar um plano de fidelidade específico para usar esses pontos e aproveitar esse benefício.

Qual é o melhor caminho para utilizar os meus pontos?

Após acumular seus pontos no programa vinculado ao banco do seu cartão, a melhor opção é transferi-los para uma empresa especializada em usar esses pontos da melhor forma. No Brasil, temos duas grandes empresas especializadas nesse negócio, que são a Smiles e a Multiplus.

Pronto! Agora você já pode usar os seus pontos para comprar desde uma caneta, uma passagem aérea, até mesmo um descontão para comprar um carro 0km.

Porque os pontos são chamados de milhas?

O início dos programas desse programa de fidelidade dos cartões de crédito foi nas companhias aéreas, em que os clientes, ao comprarem passagens aéreas com seus cartões acumulavam pontos para depois de algumas viagens, poderem receber uma passagem gratuita ou usar como desconto na compra de novas passagens aéreas.

Hoje é possível trocar milhas por muitos outros benefícios, por isso hoje se usa mais a denominação de pontos.

Veja também:

Como usar os pontos de bandeira

Além dos pontos proporcionado pelo programa de pontos de seu banco, também é possível ganhar pontos adicionais de utilização de uma bandeira específica, a Mastercard, por exemplo, oferece um programa de pontos adicional de utilização de bandeira, que apesar de não poderem ser convertidos em pontos Smiles ou Multiplus, é um benefício adicional, assim, ao usar o seu cartão de crédito Mastercard, você ganhará os pontos de seu banco e os pontos de bandeira também, e de forma gratuita.

Não perca mais benefícios nem dinheiro

Agora você já sabe usar os pontos ou milhas do seu cartão de crédito! Com isso, você poderá ter um bom retorno em suas compras e assim poupar e receber mais dinheiro.

Gostou desse artigo? Se esse co