segunda-feira, março 4, 2024

Organização financeira: como mudar de vida?

Share

Organização financeira

Organização Financeira

Como está a sua organização financeira? Você já se perguntou sobre isso? Você passa a maior parte do seu tempo correndo atrás do dinheiro?

Hoje mais do que nunca, o tema vem à tona depois que um vírus silencioso invadiu as nossas vidas nos convidando a ficar em casa.

Muita gente que foi pega de surpresa sem reservas e sem renda, se viu em desespero diante das contas que inevitavelmente acabaram atrasando.

Entretanto, agora mais do que nunca, é preciso procurar estabelecer prioridades, e criar uma organização financeira melhor, através de planejamento e controle de gastos.

Comece criando um controle financeiro

O primeiro passo para se organizar financeiramente é criar um controle financeiro da sua vida. Portanto, pegue todas as suas contas e coloque em uma planilha em Excel.

Determine as datas de vencimento, e se houver contas vencidas, crie uma planilha somente para essas contas. Assim ficará mais fácil de saber o montante de dívidas vencidas e a vencer que você possui.

Saber exatamente o quanto você tem para pagar é fundamental para conseguir estabelecer prioridades e cortes. Afinal, se a renda está curta é preciso cortar custos e para isso é preciso conhecer os custos.

Separe as contas em básicas e supérfluos para uma maior organização financeira

Após criar uma planilha de controle para entender o tamanho das suas contas, separe-as entre contas básicas e supérfluas.

Ou seja, o aluguel, a conta de água, energia elétrica, condomínio, gás, supermercado são as suas contas básicas. Já, prestação de carros, consórcios, prestação de móveis, roupas, são consideradas suas despesas supérfluas.

Veja onde é possível reduzir o seu consumo para que o seu fluxo de caixa melhore no futuro. Caso as prestações ainda estejam na metade ou começando é preciso definir prioridades caso você não consiga pagar tudo.

Portanto, priorize o pagamento das contas básicas, pois é o custo necessário para você sobreviver. Depois pense em uma maneira de alongar o prazo de pagamento do supérfluo para que as suas contas mensais diminuam.


Veja também:


A renegociação de dívidas é fundamental para a organização financeira

Agora que você já sabe como se organizar, vamos falar sobre a gestão das dívidas. Afinal, é possível pensar em uma nova vida daqui pra frente, mas também é essencial gerenciar a dívida que ficou.

Para isso, procure avaliar os juros sobre cada uma das suas dívidas. Se você tem faturas de cartão de crédito atrasadas ou até mesmo está pagando juros no cheque especial, pare agora mesmo.

Procure o banco e faça uma renegociação para estender o prazo e diminuir os juros. Se ainda assim você não tiver renda suficiente para isso, infelizmente será necessário parar de pagar o banco por um tempo. Isso pode inclusive gerar um desconto no pagamento futuro.

O importante neste momento é evitar que parte dos seus ganhos vá somente para o pagamento de juros. Portanto, eliminar juros fará o dinheiro render mais para ir quitando outras dívidas.

A importância de organizar a sua vida financeira

A organização financeira é essencial para promover mais tranquilidade na sua vida. Se está difícil para pagar as contas imagine para juntar, não é mesmo?

Mas, é possível com critérios e planejamento, juntar dinheiro todo mês para suportar uma nova crise que possa surgir. Isso depende muito de controlar o impulso.

Desse modo, é essencial procurar destinar ao menos 10% do salário para uma poupança. Isso tem que virar regra na sua vida financeira. Portanto, ao criar o seu controle, faça com que as saídas sejam sempre menores do que a entrada.

Não é fácil. Pois o impulso por comprar muitas vezes nos invade. No entanto, se você não passar a controlar as suas finanças, as crises e a falta de dinheiro será constante em sua vida.

Tenha certeza que passando a gerenciar as suas finanças com mais objetividade, certamente você sairá mais fortalecido desta crise.

Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe esta notícia com seus amigos nas redes sociais.

José Carlos Sanchez Júnior
José Carlos Sanchez Júnior
José Carlos é escritor e redator com formação acadêmica em Administração de Empresas e MBA em Gestão Financeira Controladoria e Auditoria formado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Read more

Local News