Como os brasileiros estão usando o Pix?

- Publicidade -

O Pix, meio de pagamentos instantâneos criado pelo Bacen, já tem a aderência dos brasileiros, que estão utilizando cada vez mais a nova forma de pagamentos.

Definitivamente, o Pix tem potencial para substituir meios de pagamentos físicos, mas como ele está funcionando?

Muitos acharam que com a chegada do Pix, o Ted e Doc iriam sumir, porque eles tem a mesma função, mas o Pix é gratuito. Entretanto, não é bem isso que está acontecendo. A nova forma de pagamentos está substituindo outros meios de pagamento. Descubra a seguir quais são eles.

- Publicidade -

Como o Pix está funcionando no Brasil?

Como o Pix funciona fora do expediente bancário, traz muita praticidade por isso, mas tanto o Ted quando o Doc ainda continuam sendo utilizados. Segundo a Exame Invest, o Pix está substituindo principalmente:

54% – boleto bancário

53% – dinheiro

49% – cartão de crédito

39% – cartão de débito

Só em substituir o boleto bancário por Pix o consumidor já ganha três dias, agilizando as compras e compensações.

- Publicidade -

Além disso, as transações em dinheiro e cartão de débito, também sofreram impactos pelo Pix. Já que ele traz mais segurança, agilidade e praticidade, principalmente se comparado com os pagamentos em dinheiro.

Já para pagamentos com o cartão de débito, não é necessário maquininha alguma, nem levar cartão junto, por isso é muito mais prático. Interessante, não é mesmo?

Um meio de pagamento que inesperadamente está sendo substituído pelo Pix é o cartão de crédito. Isto demonstra que muitas vezes o cartão de crédito é utilizado por ser um meio de pagamento que já tem uma rede de aceitação bem definida. 

Talvez fosse esperado que quem utiliza o cartão de crédito estivesse em busca de crédito, ou pagar no fechamento da fatura. Na verdade, a pesquisa mostra que muitas vezes o consumidor de cartão, até os de crédito, procura uma forma de pagamento que seja facilmente aceita.


Veja também:

Promoção Pix do Santander – cadastre a chave, transfira e concorra a prêmios!

Conhece a Zapay? Saiba como pagar multas de trânsito e IPVA no cartão!

- Publicidade -

Lojas Americanas já estão aceitando pagamento por Pix


Quais são as vantagens do Pix?

Não somente os consumidores estão encontrando vantagens, mas os lojistas também, principalmente se comparado com o boleto bancário. Quando um cliente vai finalizar uma compra feita com boleto, às vezes desiste. 

Como os brasileiros estão usando o Pix?
Como os brasileiros estão usando o Pix? – Imagem: Reprodução/ Internet.

Como o Pix é instantâneo, os lojistas além de garantirem a venda, pagam taxas menores para receber o valor. Essas facilidades estimulam o consumo e com certeza geram um número maior de transações financeiras. 

Outra vantagem interessante é a rapidez, que também torna os consumidores mais propensos às compras. Já que ao acelerar o tempo do checkout, as filas diminuem e o cliente diminui o esforço necessário para finalizar a compra.

Os estabelecimentos que geralmente acumulam filas, e dão ao cliente uma experiência ruim de pagamento, são os que mais podem lucrar com a solução. Entre eles:

27% – Feiras, padarias e açougues

24% – Supermercados

23% – Postos de combustíveis

* O percentual é dos estabelecimentos com pior experiência de pagamentos.

Como aderir ao Pix?

É mais simples do que parece, confira a seguir:

Pessoas físicas

Para quem tem uma conta com CPF, basta se cadastrar no próprio App do banco e já começar a transferir dinheiro. Você pode cadastrar o seu CPF, e-mail, número de telefone, ou código aleatório para poder receber, através deles, diretamente na sua conta.

Pessoas jurídicas

Pessoas jurídicas tem cobrança para enviar e receber, o valor das taxas depende do banco. Mas no C6 Bank você pode ter isenção de três meses nos custos para receber o Pix, depois o valor por transação é de R$ 0,15.

Solicite hoje sua conta e cartão de crédito do C6 Bank!

Enfim, hoje neste conteúdo, você descobriu como os brasileiros estão utilizando o Pix, interessante, não é verdade? Não esqueça de compartilhar nas redes sociais! 😉

MAIS POPULARES

Conheça o cartão Hipercard e suas vantagens!

Em um mundo de bancos digitais, um cartão nacional parece ultrapassado, mas não é bem assim que acontece com o Hipercard. Além...

Segurança de dados em bancos digitais: como se proteger?

A segurança de dados em bancos digitais é uma pauta que está ganhando cada vez mais notoriedade. Ainda mais após a criação...

Cartão Nubank: 5 dicas infalíveis para aprovar em 2021

O Cartão Nubank mais conhecido como roxinho, revolucionou o mercado de crédito no país. Hoje, ele é um dos mais cobiçados entre...

Conheça o Vooz, o cartão completo do Sicoob!

O Sicoob não cansa de inovar. No ano passado o banco lançou o Sicoob Vooz, um cartão Internacional que está disponível nas...
- Publicidade -