Como se organizar para pagar as contas de começo de ano? Entenda!

O começo de ano costuma ser uma das épocas de mais acúmulo de contas. E por isso, é preciso ter uma boa organização para não se atrapalhar, atrasando boletos e vendo o seu nome negativado.

Contas de começo de ano

Contas inicio de ano

Mais um ano está chegando ao seu final. E junto com a virada do ano, chegam também as contas de começo de ano como IPVA, IPTU, matrícula escolar, material e por aí vai. E então bate aquele desespero.

No entanto, com organização é possível pagar as contas e ainda guardar um pouco da sua renda. Claro que isso vai exigir uma certa dose de disciplina da sua parte. Afinal, é preciso deixar de lado alguns gastos pesados.

Tudo já começa cortando as compras por impulso. Até porque, são elas as responsáveis por colocar você em situação de aperto. Então confere aí algumas dicas para você organizar o seu orçamento neste começo de ano.

CARTÃO BANCO INTER
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO BANCO INTER

SEM ANUIDADE
 
CASHBACK
Cartão de crédito ou débito, internacional com custo ZERO
Você permanecerá no site atual

1 – Levante todos os gastos que você terá

O primeiro passo que você precisa dar para começar a organizar as suas contas de começo de ano é marcar todos os gastos que você terá. Portanto, tente pensar em tudo que você terá que pagar em 2022.

Só para ilustrar, dentre os principais gastos de início de ano estão o IPVA, IPTU, material escolar, matrícula escolar e seguros caso você tenha contratado algum. Além disso, podem ter ainda alguns boletos e pendências do ano passado.

2 – Faça um planejamento para pagar suas contas

Uma vez que você saiba quais são as contas que terá que pagar no início do ano, chegou o momento de fazer um bom planejamento. Isso consiste em saber se você terá ou não condições de pagar as contas de uma só vez.

Se você ver que não conseguirá pagar o IPTU ou IPVA em uma única parcela, o ideal é fazer o pagamento parceladamente, mesmo que isso saia um pouco mais caro. Assim fica fácil saber se dará ou não para absorver o valor no seu orçamento.


Leia também:


3 – Não use o cheque especial para pagar contas

Um erro que muita gente comete, principalmente em começo de ano, é usar o cheque especial para fazer o pagamento de contas. Evite cometer esse erro, até porque os juros desse tipo de crédito são muito caros.

O que você pode fazer é procurar tomar um empréstimo pessoal de longo prazo, cujo valor da parcela caiba no seu orçamento. Além de ter juros menores, você saberá exatamente o quanto terá que pagar.

Se você é aposentado ou pensionista do INSS, uma boa alternativa é o crédito consignado que possui uma taxa de juros ainda menores. Portanto, tome como regra não usar o cartão de crédito e nem o cheque especial para o pagamento de contas.

4 – Procure fazer o pagamento das suas contas em dia

O pagamento em dia das suas contas garante mais economia para o seu bolso. Afinal, você não vai pagar juros sobre elas. Pode até parecer pouco pagar um jurinho aqui, outro jurinho ali, mas no final das contas isso faz uma grande diferença.

Portanto, procure organizar o seu orçamento para que você consiga pagar sempre as suas contas em dia. Esse é um passo importante para que você tenha mais tranquilidade com as suas contas no começo de ano.

5 – Não faça nenhuma compra por impulso

As compras por impulso são as responsáveis por desequilibrar o nosso orçamento. É um salgado aqui, um lanche ali e quando vemos, lá se foi o dinheiro que era destinado para o pagamento das nossas contas.

Dessa forma, se você quer realmente equilibrar o seu orçamento, saiba que é essencial não fazer compras por impulso. Pode até parecer que elas sejam inofensivas, mas se colocar tudo no final do mês, fazem uma grande diferença no seu orçamento.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.