Como se proteger de golpe no cartão de crédito

Neste artigo, aprenda como evitar cair em golpes no cartão de crédito. E saiba como proteger seus dados financeiros e pessoais.

Publicidade
Publicidade

Como se proteger de golpe no cartão

Ontem mesmo, o site “Metrópoles” trouxe a notícia dos golpes aplicados pela “quadrilha da pamonha” que fazia compras indevidas no cartão de crédito dos seus clientes, no Distrito Federal. Entender como esta quadrilha operava, poderá ajudar você a se proteger de algum golpe no cartão de crédito.

Muitas pessoas diminuíram as transações em moeda, até porque havia a desconfiança que o dinheiro poderia conter coronavírus. O aumento das transações em moeda digital, fez com que houvesse também aumento no uso dos cartões de débito e crédito.

Como funcionava o golpe no cartão de crédito da “quadrilha da pamonha”?

Eles saiam a vender cestas básicas no cartão de crédito, quando o cliente ia fazer o pagamento, eles simulavam problemas técnicos e faziam compras indevidas no cartão de crédito, mas afinal de contas, como se proteger disto?

1. Nunca deixe o cartão de crédito na mão de um estranho

Jamais abra mão de ter o cartão por perto de forma física (ao alcance do seu olho) caso haja uma insistência e o vendedor seja ambulante (não faça parte da sua rotina) é melhor desistir da compra.

Publicidade

Até porque com o número, nome impresso no cartão e código de verificação (os três números atrás do cartão), é possível fazer compras na internet até o fim do limite.

Publicidade

2. Jamais digite a sua senha sem olhar atentamente para o visor da maquininha e confirmar que está de fato na tela do checkout

Caso você digite a sua senha fora da tela de confirmação da compra, ela poderá ficar visível e ser roubada neste momento. Existem golpes que simulam a finalização da compra, mas tapando o visor, o cliente não se dá conta que está em uma tela que deixa visível os números digitados

Por isso, sempre ao finalizar uma compra, olhe atentamente para o visor e garanta que o valor da compra e o sigilo da senha estejam garantidos.

3. Tome cuidado com ofertas mirabolantes demais

Quando for comprar na internet, desconfie de ofertas muito mirabolantes, por exemplo: uma geladeira que vale R$ 3 mil reais, sendo vendida por R$ 900 ou menos. Neste caso, a chance desta oferta ser apenas um site de roubo de dados bancários é altíssima. Portanto, não compre fora de links oficiais, ou então nas lojas físicas.


Veja também:


Conclusão

Enfim, neste artigo você viu um golpe que estava sendo aplicado na região do DF e que estava trazendo danos aos seus cidadãos, a quadrilha já foi presa. Entretanto, saber como os criminosos operavam pode ser importante para evitar que algo semelhante aconteça.

Gostou das dicas de cuidados com golpe no cartão de crédito? Não deixe comentar e de compartilhar com os amigos!