Costuma fazer compras em dólares ou moeda estrangeira, para sites como AliExpress ou outros? Já comprou em um dia que o dólar estava baixo e foi surpreendido com o valor no final da fatura, porque o dólar de fechamento foi maior? Veja a seguir este artigo e entenda melhor sobre como a cotação do cartão de crédito vai mudar em março.
Uma nova regra está sendo lançada, e segundo ela valerá a cotação do dia em que a compra foi feita, e não no dia do fechamento da fatura. Tal medida vai facilitar muito a vida de quem faz compras ou exterior, seja fisicamente ou pela internet.
Quais os detalhes da nova regra de cotação do cartão de crédito?
A partir do dia 2 de março, quem fizer compras no cartão terá mais transparência durante a transação. A regra é imposta pelo próprio Banco Central, já que a maneira como os bancos estavam lidando com cotação do cartão de crédito, por vezes prejudicava o consumidor, e deixava a relação de consumo do serviço financeiro um pouco nebulosa.
Todos os bancos, a partir de março, ficarão obrigados a calcular o câmbio com base no dia de compra. Assim, o consumidor pode ter clareza sobre qual o valor que virá na fatura do cartão comprando naquele dia, com o dólar com determinado valor. Vale lembrar que vale o dólar de fechamento do dia, e não o flutuante.
Qual a importância desta nova regra sobre cotação do cartão de crédito?
Duas vantagens se mostram nesta nova regra: maior controle sobre as finanças e também mais transparências sobre as taxas cobradas pelos bancos e administradoras de crédito.
Antes, além da insegurança que o cliente tinha em relação ao valor do dólar, muitas taxas de câmbio ficavam escondidas na “variação do dólar do dia”. E os clientes, acabavam nem se dando conta de como a taxa de câmbio do cartão de crédito pesava sobre o valor total.
Agora com a medida, da nova regra para cotação do cartão de crédito, fica muito mais fácil acompanhar as taxas de câmbio e outras “coisinhas” cobradas. Favorecendo assim, o controle do cliente e a competividade, já que assim ele poderá comparar melhor e buscar melhores opções.
Veja também
- Super Conta BMG: Conheça esta conta Digital que promete facilidades para quem precisa de crédito
- Reserva de emergência: o que é, como fazer e onde guardar
- Crédito Imobiliário Caixa: com taxa fixa e financiamento de imóveis usados
Conclusão
Enfim, neste artigo você viu que a parir do dia 2 de março deste ano (2020) a cotação ficará simplificada, e o valor do dólar cobrado, será aquele do dia da compra, e não mais aquele do fechamento da fatura. Isto, por sua vez trará melhor controle das finanças e também sobre as demais taxas do banco.
Gostou da novidade? Comente conosco sua opinião e compartilhe com os amigos as novidades.