Realmente não é possível ainda prever todo o desfecho desta pandemia, mas os efeitos do coronavírus na economia brasileira, segundo especialistas é certamente um forte movimento contracionista. Confira a seguir o que isto significa e quais os principais resultados que isto pode ter no dia-a-dia.
O Copom (Comitê de Política Monetária), reduziu a taxa Selic para 3,75% para poder aliviar o “forte efeito contracionista extremamente significativo”, já que fazendo isto o crédito pode ficar mais barato para quem precisa. Além disso, ao injetar mais dinheiro na economia é mais fácil estimular o consumo.
Queda no consumo é um dos principais efeitos do coronavírus na economia brasileira
Com a insegurança o medo que alimentos faltem na prateleira, as pessoas estão tendo duas atitudes que trazem problemas para que a economia melhore:
1- Limpando os estoques do supermercado: Como em alguns lugares até os caminhões de outros estados para abastecimento tem tido dificuldade para desembarcar alimentos, é provável que falte, em breve, em vários supermercados alguns itens faltem.
Este estado de alerta, deixa as pessoas ainda mais em estado de alerta, criando um ciclo vicioso que aumenta muito as chances de se criar uma crise até maior que o necessário. Por isso, é necessária consciência e manter a calma sobretudo.
2 – Guardando o dinheiro e deixando os gastos para depois: A diminuição do consumo, até por medo, pode levar a ter um impacto na economia durante e pós pandemia. O ideal para evitar maiores problemas é manter o consumo constante, isto deixará a economia mais estável.
Com o consumo diminuindo, pelo estado de alerta que as pessoas estão, é possível ver o efeito contracionista de que os especialistas estão se falando, por que a economia está “se contraindo” ao invés de “se expandir”. A projeção do PIB mudou para 0,02% durante este ano, que para muitos é otimista, apesar de ser uma taxa de crescimento bem baixa.
O que está acontecendo com a economia brasileira?
As bases da economia: oferta e demanda, estão sendo seriamente influenciada pelas novas dinâmicas de produção e consumo. A oferta de produtos está diminuindo muito com a produção diminuindo por causa da quarentena, enquanto isto, os produtos básicos estão aumentando tendo o consumo aumentado.
Por outro lado, o consumo de alguns produtos ligados a entretenimento, como o Netflix e serviços de internet estão aumentando muito durante a quarentena.
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Conclusão
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