Fatura do cartão de crédito: entenda

Neste artigo você aprenderá tudo sobre a fatura do seu cartão de crédito, melhor dia de compra, data de vencimento e data de fechamento. Confira.

Publicidade
Publicidade

Fatura do cartão de crédito

Fatura do cartão de crédito: entenda

Está pensando em ter ou já tem o seu primeiro cartão? Chegou a fatura do cartão de crédito e você não entende direito como ela funciona? É a mesma coisa que boleto de cobrança? Descubra informações legais neste conteúdo!

Entender e monitorar a fatura do sua cartão de crédito é fundamental para te ajudar a:

1) Identificar possíveis compras não autorizadas;

CARTÃO C6 BANK
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO C6 BANK

CASHBACK
 
MILHAS E VIAGENS
Conta digital e cartão de crédito personalizados
Você permanecerá no site atual

2) Manter o controle sobre suas compras feitas à crédito.

Publicidade

Continue lendo e veja o que é fatura do cartão de crédito, melhor dia de compra, data de vencimento e data de fechamento. 

Publicidade

Veja também:


O que é fatura do cartão de crédito?

A fatura do cartão de crédito é a consolidação das suas compras feitas. Através dela você pode ver cada gasto que foi feito durante o período. 

O período de cada fatura vai depender de um banco para o outro. Mas independente do período concedido pelo banco entre a compra e o pagamento, ela contempla o período de 30 dias sempre.

Alguns bancos dão 40/45 dias de tempo para pagar, escolhendo o melhor dia de compra, já outras instituições não dão mais que 30 dias. Vai depender muito da política de como lidar com as datas de fechamento e data de vencimento.

Importante dizer que a fatura do cartão de crédito não é a mesma coisa que o boleto de cobrança. Na fatura estão os seus gastos, no boleto o valor total para que você possa pagar. 

Às vezes, ao final da fatura vem um código de barras, desta forma os dois documentos são condensados em apenas um. 

Como posso ver a fatura do cartão de crédito? Como ela funciona?

É obrigação do banco enviar a fatura de alguma forma para seu cliente, isso geralmente acontece de duas formas:

Correios

Principalmente os bancos tradicionais, costumam enviar as faturas pelos Correios, onde você tem, em papel, a descrição dos valores gastos, junto do boleto de cobrança. Para quem prefere ter impresso para analisar o que foi gasto, é interessante.

Mas, muitos estão aderindo a fatura digital, através dela é possível que você emita menos papel e também evite que ela se extravie antes de chegar em casa.

Digital

Se você quiser, mesmo que você tenha o cartão de um banco tradicional, pode aderir à fatura por e-mail. Por outro lado, existem diversos bancos, fintechs e instituições financeiras que permitem que o cliente acompanhe em tempo real os gastos, limites e outras informações.

Mista

É quando a fatura é enviada pelos Correios e também está disponível no App ou é enviada conjuntamente para o e-mail e para o endereço.

Data de vencimento/ fechamento e melhor dia de compras

Confira a seguir alguns conceitos que definem os ciclos de compra e pagamento:

Data de vencimento

É a data limite para realizar o pagamento do boleto de cobrança, para não ficar inadimplente. Você pode pagar o valor total, parcial ou parcelamento da fatura no cartão de crédito.

Data de fechamento

Quando a sua fatura fecha, ela encerra o ciclo de compras daquele período. Na próxima data de vencimento, você paga o que foi comprado até aquela data. Ou seja, se seu cartão fecha dia 10 de fevereiro, mas vence dia 20 de fevereiro, tudo o o que você comprar a partir do dia 10 já vai cair na fatura de março.

Melhor dia de compras

Quando você tem mais tempo entre a compra e o pagamento dela, acontece em seguida ao dia seguinte do fechamento da fatura.

Está pensando em ter o seu cartão de crédito? Conheça o C6 Bank, com conta digital e cartão de crédito sem anuidade ou mensalidade, com solicitação pela internet. 

Enfim, neste conteúdo, você descobriu o que é e como funciona a fatura do cartão de crédito. Legal, né? Não esqueça de compartilhar o conteúdo nas redes sociais! 😉