Facebook Shop é lançado e ampliará a atuação de lojas no Instagram

- Publicidade -

Com o objetivo de ajudar os lojistas a expandirem suas vendas nas redes sociais, o Facebook anunciou uma grande novidade: o Facebook Shop.

A divulgação foi feita na última terça-feira (25) e vai funcionar como uma vitrine para expandir a atuação de lojistas na rede social.

Com isso, espera-se que as vendas via Instagram também aumentem. Afinal, o objetivo do Facebook Shop é tornar a experiência de compra o mais simples possível para os usuários.

- Publicidade -

O Facebook já vinha a algum tempo esboçando iniciativas nesse sentido, mas a ideia ganhou corpo por conta da pandemia de coronavírus que se alastrou.

Como vai funcionar o Facebook Shop?

Resumidamente, o Facebook Shop vai funcionar como uma área dentro do aplicativo exibindo vitrines para lojas dos mais variados ramos de atividade.

Lembrando, que essa iniciativa é um pouco diferente do Facebook Marketplace. Pois, essa última funciona como uma espécie de classificados, enquanto que o Facebook Shop será parecido com um shopping direcionado a lojas.

Dessa forma, essa novidade não irá exibir um anúncio de um usuário que queira vender um smartphone usado. Ele será realmente direcionado para empresas, sendo mesmo parecido com um shopping virtual.

Além disso, haverá também a expansão da plataforma Facebook Shops – não confunda com Facebook Shop – nesse caso, essa plataforma irá oferecer ferramentas para o lojista criar e personalizar a sua loja.


Veja também:

- Publicidade -

Cartão de Crédito Tudo Azul

Tether Moeda Digital: conheça a stablecoin lastreada em dólar

WhatsApp Pay foi barrado pelo Banco Central


Essa novidade já está disponível no Brasil?

As novidades entraram em teste no mês de maio nos EUA, e nas próximas semanas ele já será disponibilizado para um maior número de empresas nas terras do Tio Sam.

Dentre as funcionalidades anunciadas pelo Facebook Shops, podemos citar o desenvolvimento de layouts e também de ferramentas que vão permitir que o cliente entre em contato com o lojista por meio do Facebook Messenger, WhatsApp ou Instagram Direct.

E por falar no Instagram, a rede social que também é bem difundida, vai ganhar uma novidade para o comércio eletrônico.

- Publicidade -

Acredita-se que logo nas próximas semanas, o Facebook vai ampliar a disponibilidade do Instagram Checkout, que é um ferramenta onde o lojista pode fazer todo o processo de venda dentro da plataforma.

Além do Facebook Shop, diversas outras novidades deverão ser anunciadas

As novidades acima citadas, ainda vão incluir o Facebook Live Shopping e o Instagram Live Shopping, onde os produtos poderão ser vendidos em transmissões ao vivo nas duas redes sociais.

E o que é melhor: o Facebook prometeu não cobrar nenhuma taxa de vendas até o final do ano, com o objetivo de ajudar as empresas a atravessarem a crise que foi causada pela pandemia de coronavírus.

No entanto, apesar das novidades serem atraentes, no momento elas só são válidas para os Estados Unidos. Até então, não há previsão de sua aplicação em outros países como o Brasil, por exemplo.

Novidade não deverá demorar para chegar ao Brasil

Apesar de nesse momento a novidade ser apenas para os EUA, ela não deverá demorar para chegar ao Brasil, afinal, ambas redes sociais são bem difundidas aqui.

Para se ter uma ideia, o Facebook possui 130 milhões de contas ativas no Brasil ao passo que o Instagram conta com aproximadamente 80 milhões de usuários.

Ou seja, há um grande nicho de mercado nas terras brasileiras para que os lojistas passem a usar as redes sociais como vitrine para realizar as suas vendas.

No entanto, enquanto a novidade não chega para nós, resta-nos aguardar mais um pouco para usufruir desse novo e fantástico mundo tecnológico.

E você, o que acha dessa iniciativa? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe esta notícia com seus amigos nas redes sociais.