Idade mínima para aposentadoria? Conheça as novas regras!

Agora é necessário ter uma idade mínima para se aposentar. Saiba todas as mudanças da Reforma da Previdência em 13 de outubro de 2019.

Publicidade
Publicidade

Idade mínima para aposentadoria?

idade mínima para aposentadoria

Você sabia que agora existe uma idade mínima para aposentadoria, tanto para homens quanto para mulheres?

Pois é, de acordo com a Reforma da Previdência que foi sancionada no dia 13 de Outubro de 2019, agora é necessário ter uma idade mínima para se aposentar.

No entanto, como existiam pessoas há mais tempo que outras no mercado, foi criada uma regra de transição para ser seguida.

Quer saber mais sobre essas regras? Então continue com a gente só mais três minutinhos.

Publicidade

Como ficam as regras da idade mínima para aposentadoria?

De acordo com a Reforma da Previdência, agora é preciso que as mulheres tenham a idade mínima de 62 anos para se aposentar, e os homens 65 anos.

Publicidade

Além disso, é preciso comprovar também 15 anos de contribuição para o INSS, tanto para homens quanto para mulheres.

No entanto, isso é válido somente para os trabalhadores que entrarem no mercado após a aprovação da Reforma da Previdência.

Quem já estava no mercado antes, precisa seguir algumas regras de transição que foram determinadas também pela Reforma.


Veja também:


Quais são as regras de transição da Reforma da Previdência?

Segundo as regras de transição, os trabalhadores que já estavam trabalhando irão se aposentar de acordo com uma tabela progressiva.

Dessa forma, a cada ano que passar, a idade mínima aumenta em 6 meses para se aposentar. Em 2021, a idade mínima para mulheres é de 57 anos, enquanto que para os homens ela é de 62 anos.

Só para exemplificar, em 2022, a idade mínima para as mulheres aposentarem será de 57,5 anos, enquanto que para os homens será de 62,5 anos, e assim por diante.

Seguindo essa tabela, a partir do ano de 2031, todas as mulheres irão se aposentar com no mínimo 62 anos. E a partir de 2027, todos os homens irão se aposentar com no mínimo 65 anos de idade.

Qual o motivo da idade mínima para aposentadoria?

A Reforma da Previdência dividiu a opinião pública. Muita gente mostrou-se favorável, enquanto que outras pessoas e grupos políticos teceram duras críticas às mudanças.

No entanto, o grande problema é que a expectativa de vida aumentou nos últimos anos, e por isso essa reforma era fundamental para equilibrar as contas públicas do país. 

Thomas Carlsen, co-fundador da mywork, startup especializada em controle de ponto online e gestão de Departamento Pessoal, diz que “as regras criadas com a reforma da previdência trazem várias mudanças para o cenário trabalhista brasileiro”.

Para o executivo, “é fundamental que trabalhadores e empregadores que terão que lidar com as questões referentes à aposentadoria neste e nos próximos anos tenham um entendimento claro sobre as regras de transição e as regras definitivas, para evitar problemas e garantir a obtenção de seus direitos”.

Planejando a sua aposentadoria

Conforme vimos, tanto homens quanto mulheres terão mais dificuldade em se aposentar daqui para frente. E isso vai exigir mais planejamento de ambos.

Uma boa opção, é pensar na construção de uma previdência privada, que possa gerar mais tranquilidade no seu final de vida. Nesse caso há duas opções: o PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e o VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre).

Também há a possibilidade de você começar a construir uma carteira de investimentos em uma corretora de valores, como a Órama Investimentos, por exemplo.

Por lá, é possível investir tanto em fundos de investimento de renda variável, quanto em renda fixa, como os títulos do Tesouro, por exemplo.

Enfim, esse é o momento para você pensar no seu futuro e desfrutar do seu final de vida com muito mais tranquilidade. Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais!