Itaú e Iti dão prévia do Open Banking. Entenda!

O Itaú e o Iti estão dando uma prévia para os seus clientes sobre o que será o Open Banking. Nesse sentido, a plataforma Iti passou a exibir saldos de conta corrente e poupança do Itaú.

Publicidade
Publicidade

Open Banking

Iti Itaú

Com objetivo de mostrar na prática o Open Banking, o Itaú atualizou o Iti, dando assim o primeiro passo nessa direção. Dessa forma, o App Iti agora exibe saldos de conta corrente ou poupança da mesma instituição financeira.

A ideia é que outras instituições também sejam integradas à plataforma Iti do Itaú no futuro. Por enquanto, isso trata-se apenas de uma prévia do Open Banking, sendo que a integração foi feita por meio de uma interface interna entre o banco e o iti.

Contudo, a expectativa é que em pouco tempo seja possível consolidar o saldo de outros bancos, através de compartilhamento de dados dos clientes por meio do Open Banking. Quer saber mais sobre essa novidade? Vem com a gente!

CARTÃO ITAUCARD CLICK
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO ITAUCARD CLICK

SEM ANUIDADE
 
RECOMPENSAS
Um cartão de crédito repleto de benefícios!
Você permanecerá no site atual

Integração entre Itaú e Iti

A integração entre o Itaú e a carteira digital Iti permite nesse primeiro momento a exibição do saldo de outras contas correntes ou poupança do Itaú vinculados ao mesmo CPF dentro da plataforma Iti.

Publicidade

Contudo, vale destacar que isso só serve para consulta e não é permitido realizar uma transferência pelo Iti usando valores que estão em outras contas. A intenção do banco com isso é trazer mais comodidade e controle das finanças.

Publicidade

Vale destacar que para ver os saldos de outras contas do Itaú é preciso ter a versão mais atualizada do Iti, sendo que o cliente precisa autorizar o compartilhamento de informações no próprio App da carteira digital.


Veja também:


Iti funciona como uma espécie de laboratório

Criada para ser uma carteira digital, a plataforma Iti do Itaú está caminhando rapidamente na direção para se tornar um verdadeiro banco digital. Ela funciona inclusive como uma espécie de laboratório do banco.

Até porque está sempre liberando serviços antes da hora. Foi assim também com o Pix quando os usuários conseguiam fazer transferências instantâneas antes mesmo do lançamento oficial do sistema de pagamentos.

Além do Iti, o Itaú também disponibilizou uma prévia do open banking no App de investimentos Íon. Nesse caso, já é possível ver aplicações financeiras do Bradesco, BB, Caixa Federal, ModalMais, XP Investimentos e Nubank pela plataforma.

Sistema vem para revolucionar o setor financeiro

O Open Banking está sendo implantado no Brasil em fases e promete revolucionar o setor financeiro. Em poucas palavras, o sistema inverte a lógica vigente até então, na qual o banco era dono dos dados dos clientes.

Agora cada usuário passa a ser dono dos seus dados, podendo compartilhá-lo com quem bem entender. Vale destacar que a adesão ao Open Banking é obrigatória para grandes bancos, sendo opcional a participação de instituições financeira menores.

Entretanto, por serem as maiores beneficiárias, elas também deverão aderir ao sistema, afinal, o Banco Central já credenciou centenas de empresas, incluindo fintechs como o Mercado Pago, PicPay e Nubank.

Um avanço para o Brasil

O Open Banking, também conhecido como Open Finance, é um verdadeiro avanço para o Brasil, pois vai permitir que haja mais modernização do setor bancário e barateamento nos produtos e serviços oferecidos.

A segunda fase do projeto que contempla a possibilidade do compartilhamento de dados entrou em vigor no dia 13 de agosto, e ela permite que os usuários possam compartilhar a sua movimentação bancária em uma instituição com outra.

Assim, ficará mais fácil ter acesso a produtos financeiros como cartão de crédito, empréstimo pessoal, dentre outros. Como resultado haverá uma maior modernização e consequentemente oferta de crédito.

Isso proporcionará um maior barateamento na oferta de produtos financeiros, e quem sai ganhando com tudo isso, somos nós. Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos seus amigos nas suas redes sociais.