Juros do Consignado diminuiu para dar facilitar o acesso ao crédito

- Publicidade -

Com a redução dos Juros do Consignado governo pretende injetar na economia R$ 25 bilhões, além disso, também quer diminuir a taxa do cartão de crédito e aumentar os prazos.

Até o momento, o empréstimo consignado era de cerca de 2,08% e agora vai para 1,80%, o que permite que haja mais facilidade em acessar o crédito, com menos ônus para que o solicita. Já taxa do cartão de crédito vai de 3% para 2,7%. Esta é mais uma das medidas que estão sendo cotadas para diminuir os impactos do coronavírus.

Segundo Bruno Bianco, secretário especial da Previdência Social, os R$ 25 bilhões projetados para entrar na economia, irão ser úteis principalmente para os que podem precisar de crédito para despesas emergenciais: gastos com saúde, ou outros para suportar algum problema econômico que venha por causa da pandemia.

- Publicidade -

Se reuniram os dirigentes da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), do INSS e alguns representantes de bancos e sindicatos. Todos concordaram ser interessante que o prazo para pagamento das dívidas do crédito consignado aumente de 72 para 84 vezes, aumentando assim 1 ano de prazo para o pagamento.

Como vai funcionar a medida que quer diminuir os juros do consignado?

A intenção inicial do governo era que o crédito consignado fosse para cerca de 1,8% e o cartão de crédito para 2,6%, e 84 meses de prazo máximo. Como já vimos o prazo e a taxa do crédito consignado, foram aceitas pelos bancos, já os juros do cartão de crédito subiram 0,10% durante a negociação.

No ano de 2017 foi feito o último ajuste feito nos juros do INSS, onde os juros eram de 2,17 e passaram para 2,08% e do cartão de crédito de 3,6% para 3%. De certa forma, o Governo Federal está trabalhando para trazer melhores condições para os aposentados e pensionistas.

Segundo a ABC, a Associação Brasileira dos Bancos, cerca de 65% dos clientes utilizam o crédito consignado para pagar dívidas mais caras com o cartão de crédito e cheque especial. Outro destino dos valores adquiridos através do crédito direto para os aposentados e pensionistas é dos 21% destinados a exames e medicamentos.

Segundo o portal do Governo Federal, no Ministério da Economia, nos próximos dias serão publicado no Diário Oficial, as medidas para redução dos juros para os aposentados e pensionistas do INSS.


Veja também:


Conclusão

Enfim, neste artigo podemos ver que, como medida para conter os impactos negativos do coronavírus na Economia brasileira estão sendo tomadas medidas a favor dos aposentados, a fim de que seja possível desta forma protege-los.

- Publicidade -

Gostou de ficar bem informado com a notícia? Comente conosco sua opinião conosco e compartilhe com seus amigos também.

MAIS POPULARES

Conheça o cartão Hipercard e suas vantagens!

Em um mundo de bancos digitais, um cartão nacional parece ultrapassado, mas não é bem assim que acontece com o Hipercard. Além...

Segurança de dados em bancos digitais: como se proteger?

A segurança de dados em bancos digitais é uma pauta que está ganhando cada vez mais notoriedade. Ainda mais após a criação...

Cartão Nubank: 5 dicas infalíveis para aprovar em 2021

O Cartão Nubank mais conhecido como roxinho, revolucionou o mercado de crédito no país. Hoje, ele é um dos mais cobiçados entre...

Conheça o Vooz, o cartão completo do Sicoob!

O Sicoob não cansa de inovar. No ano passado o banco lançou o Sicoob Vooz, um cartão Internacional que está disponível nas...
- Publicidade -