Magazine Luiza divulga programa de trainee só para negros

Nova ação do Magazine Luiza de programa de trainee só para negros, mostra cada vez mais engajamento da empresa com os movimentos de inclusão racial e diversidade.

Publicidade
Publicidade

Magazine Luiza divulga programa para negros

Magazine Luiza

Um programa de trainee só para negros. Essa foi uma ação do Magazine Luiza que se mostra cada vez mais engajada com os movimentos de inclusão racial e diversidade.

O preconceito sempre fez parte da vida de José. Nascido em uma comunidade da capital, ir para a escola não era uma tarefa fácil.

Ele precisava pegar dois ônibus. E por isso saía sempre muito cedo. José sempre teve inclinação para os cálculos, e queria ser engenheiro.

Estudou duro, e ainda no ensino médio teve que começar a trabalhar. Transferiu a sua matrícula para o período noturno.

Publicidade

Os trabalhos de José foram os mais diversos: catador de lixo, passador de cola e ajudante geral.

Publicidade

José enfim se formou, e devido ao programa de cotas entrou em uma universidade pública. 

Lá conviveu com alunos de outras classes sociais. Viu como o negro ainda não estava presente nesse meio.

Quando se formou José ainda teve que lidar com uma nova realidade: a dificuldade em conseguir entrar em um programa de trainee.

Os movimentos de inclusão racial e diversidade

José, Rosana, Maria e tantos outros jovens negros convivem diariamente com uma dura realidade no país: a desigualdade racial.

Eles enfrentam não só as dificuldades impostas pela falta de dinheiro. Eles enfrentam a dificuldade de conseguir uma boa vaga no mercado de trabalho.

Essa desigualdade racial e social ficou ainda mais escancara durante a pandemia de Covid-19. E movimentos de inclusão passaram então a surgir com mais intensidade.

O assassinato do americano George Floyd acendeu uma luz sobre o tema. O fato mostrou como ainda o negro sofre preconceito na sociedade.

Desse modo, empresas do mundo todo passaram a adotar programas de inclusão racial. E uma delas foi o Magazine Luiza.


Veja também:


Programa de Trainee do Magazine Luiza

O Magazine Luiza anunciou que o seu próximo programa de Trainee será aberto apenas para candidatos negros.

A empresa afirmou que o objetivo do programa é trazer mais diversidade racial para os cargos de liderança da companhia.

Para atingir o objetivo a empresa decidiu recrutar universitários e recém formados de todo o Brasil. Ou seja, pessoas em começo de carreira.

De acordo com dados da própria organização, 53% do quadro de funcionários é ocupado por negros e pardos.

No entanto, só 16% dos quadros de liderança são ocupados por negros e pardos. Isso mostra como a desigualdade racial e social andam de mãos dadas.

De acordo com o Magazine Luiza esses dados ligaram o sinal de alerta na empresa. E foi por isso que ela decidiu se engajar neste movimento.

O programa de trainee abriu as inscrições no final da semana passado. Serão aceitos candidatos formados entre dezembro de 2017 e dezembro de 2020.

Candidatos de qualquer curso de nível superior poderão participar. Não é preciso ter experiência profissional e nem conhecimento da língua inglesa.

A única exigência é que o candidato seja negro ou pardo. E que tenha disponibilidade de mudança para trabalhar na cidade de São Paulo.

Para quem é de fora a empresa irá pagar um auxílio mudança.

Magazine Luiza cria polêmica nas redes sociais

Como já era esperado, o programa de trainee do Magazine Luiza gerou polêmica nas redes sociais.

Alguns internautas elogiaram a iniciativa enquanto outros chegaram a dizer que o programa gera segregação.

A verdade é que no Brasil sempre houve segregação. E ações como essa do Magazine Luiza ajudam a diminuir o abismo social e racial existente no país.

Para quem acha que esse programa gera segregação, basta observar os últimos programas de trainees das grandes organizações e observar quantos negros foram contratados.

Portanto, após muita luta, José finalmente irá poder realizar o seu sonho de poder trabalhar em uma grande organização. Graças ao Magazine Luiza.

Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe esta notícia com seus amigos nas redes sociais.