Malha Fina IRPF: Descubra se você caiu e o que precisa fazer



Anúncios



Publicidade

Fez a sua declaração de imposto de renda e não sabe se caiu na malha fina ou não? Confira o lote e saiba se tem direito a restituição. Veja mais informações a seguir.

O sétimo e último lote saiu segunda-feita dia 9, e você já pode verificar se tem direito à restituição do imposto de renda pessoa física do ano calendário de 2019. Confira o artigo.

Como saber se cai na malha fina do IRPF?

Se você entregou sua declaração, solicitou restituição e não aparece no último lote de restituição da receita, você caiu na malha fina IRPF. Para ter certeza, e verificar se aconteceu de fato, veja no App da IRPF ou do próprio site da receita.

Se você enviou informações erradas e, por isso, se prendeu na Receita Federal, faça uma retificação o mais rápido possível para não perder o direito a restituição do seu dinheiro. Se o seu nome apareceu no lote de restituição, você terá acesso ao pagamento na conta indicada na próxima segunda-feira dia 16.



Publicidade

O valor é igual ao descontado? Ou sobre ele tem alguma taxa de juros?

Se você tem direito a restituição, saiba que o valor será corrigido pela Taxa Selic de maio de 2019 que era de 4,4%. Fique atento, por que a restituição ficará disponível no banco indicado por um ano, após isto, se você não mexer no dinheiro ele pode acabar voltando para o governo.



Anúncios

O dinheiro só é corrigido até a data do depósito. Por outro lado, se você está na lista de restituição e seu dinheiro não entrar na data prevista, ligue para o Banco do Brasil e procure mais informações.

Porque minha declaração ficou retida na receita?

Geralmente a receita segura a sua declaração (e não libera a restituição) por dois motivos maiores, sejam eles: A declaração estava incompleta ou errada, ou então o documento gerou dúvida – inconsistências – e, por isso, a Receita Federal poderá te chamar para prestar esclarecimentos.

Caso você não realize uma notificação, poderá agendar um atendimento para acelerar a análise e da DIRPF que foi retina na malha. O agendamento pode ser feito através do e-CAC da Receita Federal, dentro opção “Meu imposto de renda”.

Os erros mais comuns são esquecer algum dado dos dependentes, como alguma renda que eles tenham, se foi o caso, realize a retificação. Ou então, exagerar nas despesas médicas, fique atento, caso os números sejam muito grandes, isto chamará a atenção e você precisará prestar contas documentais a receita.


Veja também:


Conclusão

Enfim, neste artigo você descobriu como verificar se você foi pego na malha fina e como agir caso tenha esteja na malha fina ou não. Também falamos sobre a necessidade de retificação caso tenha, equivocadamente, enviado uma informação que não confere, e também vimos o processo de agendamento para prestar esclarecimentos.

Gostou da notícia? Comente conosco sua opinião! Não esqueça de compartilhar com seus amigos, para que eles fiquem bem informados também. 🙂