sexta-feira, abril 12, 2024

Mesmo com dívidas, Black Friday chama atenção. Como se programar financeiramente?

Share

Black Friday

Com as datas comerciais mais importantes do Brasil, o Natal e a Black Friday, o perfil do brasileiro não está no melhor cenário em 2022. Por conta da pandemia, o nível de endividamento cresceu consideravelmente em relação ao mesmo período do ano passado: quase 11,17% a mais. 

Mesmo assim, a Black Friday deve movimentar bilhões de reais em 2022. Somente no e-commerce, a expectativa é que mais de R$ 6 bilhões sejam movimentados. Além disso, estudos apontam que 85% dos brasileiros pretendem fazer uma compra, sendo que do total, 68% pretendem utilizar o cartão de crédito. 

Os produtos que estão mais em vista são jogos, videogames e consoles, celulares e televisões. A Black Friday pode ser um ótimo momento para garantir a compra de um produto com desconto, mas é preciso estar muito atento a duas coisas: o controle com o cartão de crédito e não sair comprando coisas de forma desnecessária. 

EMPRÉSTIMO ACORDO CERTO
EMPRÉSTIMO

EMPRÉSTIMO ACORDO CERTO

ANÁLISE RÁPIDA
 
TAXAS BAIXAS
Renegocie dívidas de forma 100% online
Você permanecerá no site atual

Como garantir uma compra de final de ano sem comprometer o orçamento?

Antes de qualquer coisa, você deve responder a si mesmo(a) três perguntas essenciais: eu quero? Eu preciso? Eu posso pagar? Se você responder as três perguntas de maneira positiva, então deve-se perguntar a importância da aquisição para o seu lazer ou planejamento, ou se não é apenas uma compra por impulso.

Coloque na balança o que trará mais realização pessoal. Pense se é melhor fazer uma compra ou investir em um projeto maior, como buscar sua liberdade financeira, viajar para outro país, fazer um curso ou até começar a investir em um veículo ou imóvel.

Um ponto interessante é que vale a pena optar por cartões de crédito que ofereçam proteção de preço. Geralmente eles garantem o preço mais baixo ao comparar o mesmo produto em todo o mercado, e isso pode ajudar bastante você na hora de comprar algo durante a Black Friday.

Esses cartões são vantajosos, só que mesmo assim é importante que você faça uma boa pesquisa para não cair em nenhuma furada. Esses cartões geralmente oferecem também cashback. Então além de pagar mais barato por um produto, você pode ganhar dinheiro de volta para utilizar em outra compra.

Vale a pena parcelar as compras?

Parcelar as compras é a melhor opção para não comprometer o orçamento pessoal, contanto que não haja incidência de juros. É importante estabelecer um teto para quanto o orçamento vai comprometer o seu custo de vida total mensal. Aí, claro, você deve somar este valor com as compras anteriores, e o total não deve ultrapassar os 30% da sua renda.

Assim, você poderá desenvolver uma relação bem mais saudável com o dinheiro, fazer sobrar mais todos os meses e ter mais margem no seu orçamento para fazer mais manobras quando for necessário.

A Black Friday acontecerá no dia 25 de novembro, um dia após a estreia do Brasil na Copa do Mundo. Mas muitas lojas já estão se preparando há algumas semanas com o esquenta Black Friday.

Antes de você fazer uma compra, é importante que já esteja observando os preços há algum tempo em diferentes lojas somente para se certificar de que de fato aquela loja está oferecendo um desconto real, e não aumentando o preço para depois diminuir no dia da Black Friday.

Todas as lojas que oferecem descontos reais são verificadas com o selo da Black Friday, dado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. Evite cair na”Black Fraude”! 

Esta matéria foi útil para você? Então ajude-nos a divulgar essas informações tão importantes para mais pessoas, compartilhando em suas redes sociais, de modo que menos pessoas caiam em golpes e fraudes durante as compras de final de ano! 

Read more

Local News