Finanças para empreendedores e empresários
O brasileiro é considerado um povo empreendedor por natureza. Afinal, grande parte da nossa população vê no empreendedorismo uma maneira de conseguir crescer profissionalmente e pessoalmente.
Só para se ter uma ideia, hoje no Brasil existem mais pessoas envolvidas com o seu negócio próprio do que com carteira assinada. No entanto, nem sempre o empreendedorismo bate à porta por oportunidade.
Muitas pessoas acabam empreendendo por questão de necessidade mesmo. Ou seja, por se verem sem trabalho e sem renda, acabam se entregando a um pequeno negócio para começar a vida. E algumas vezes ele dá certo, outras não.
As lições do livro “Finanças para empreendedores e empresários”
Embora o brasileiro tenha a inovação em seu DNA, existe um grande problema que assombra os pequenos empresários: conseguir fazer a sua empresa sobreviver por um longo período de tempo no Brasil.
Uma das maiores causas da mortalidade das empresas é o fluxo de caixa. Afinal, o que parece simples para algumas pessoas nem sempre é para outras. E é isso o que o livro “Finanças para empreendedores e empresários” explica.
De autoria de Clayton Nogueira e João Paulo El Ackel, essa obra mostra que a gestão eficaz é uma condição necessária para que uma ideia ou oportunidade se firme no mercado como um negócio de sucesso.
De acordo com os autores, pensar no aspecto financeiro é extremamente importante no momento de tomar decisões. A abordagem do livro é bem prática e mostra exemplos numéricos e próximos das decisões diárias que os empresários se deparam.
Veja também:
- CDB + crédito Inter, descubra esta combinação que te dá crédito rápido
- Pix no C6 Bank é gratuito para pessoas jurídicas também
- Tem Black Friday no Mercado Livre. E tem cartão Santander para curtir
Capítulos são abertos com perguntas e fechados com resposta
Cada capítulo do livro começa com perguntas e termina com respostas sobre o tema que é abordado nele. Os autores são contadores por formação, portanto, eles partem da fase de avaliação da oportunidade e evoluem na jornada do empreendedor.
Vale destacar que eles buscam sempre uma abordagem com maior ênfase em finanças, mas também discorrem sobre estratégia, mercados, produção e até mesmo sobre recursos humanos dentro das empresas.
Um dos pontos interessantes, é que o mapa de decisões financeiras que aparece logo na parte central do livro, traz de forma gráfica as etapas do ciclo de negócios, desde ideias até o painel de controle financeiro.
No final da obra, os autores apresentam um plano de negócios, tomando como exemplo um modelo prático no qual eles aplicam todos os conceitos e cálculos didáticos detalhados nas cinco partes que o livro possui.
Obra indicada para pequenos e médios empresários
Por se tratar de uma obra que aborda de maneira detalhada uma empresa, esse livro é indicado para todos os pequenos e médios empresários que querem transformar uma ideia em um negócio sustentável.
Ele também é voltado para empresários que já estão estabelecidos mas que desejam melhorar a gestão financeira das suas empresas. Para estudantes e profissionais liberais a obra também ajuda no entendimento do empreendedorismo.
Até porque, ela é escrita em uma linguagem simples e sem muitos termos técnicos. E isso é fundamental, principalmente para o pequeno empresário que está começando e muitas vezes não possui um nível alto de escolaridade.
Gestão financeira é o coração da empresa
Podemos dizer que a gestão financeira é o coração de uma empresa. Até porque, se uma organização fica sem dinheiro e descapitalizada, ela tem uma grande chance de se tornar insolvente e não conseguir mais se manter no mercado.
E um dos grandes desafios que os empreendedores enfrentam, é justamente conseguir manter o equilíbrio financeiro do negócio, sabendo precificar o produto, separar os gastos da empresa da pessoa física e achar o seu ponto de equilíbrio.
Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.