O que é contactless? Conheça esta nova tecnologia

- Publicidade -

Já ouviu falar desta nova tecnologia e como ela funciona? Muitos cartões e bancos estão aderindo a esta nova forma de processamento. Mas, afinal de contas o que é contactless? Descubra mais informações a seguir.

Os cartões mais novos, que estão sendo recentemente emitidos, já estão passando a contar com esta tecnologia. Quando o cartão em questão já conta com esta funcionalidade, geralmente vem com um símbolo parecido com o de Wifi impresso no próprio cartão.

O que é contactless?

É a evolução da tecnologia para o processamento de pagamentos feitos através do cartão de crédito em terminais estilo maquininha de cartão. O cartão que possui esta tecnologia tem a funcionalidade de processar o pagamento sem que o cartão seja inserido na maquininha, basta a aproximação e o pagamento é realizado.

- Publicidade -

Nas compras abaixo de R$ 50 reais não é solicitada a senha para finalizar a transação e para que o pagamento seja realizado. Uma vez que o cartão seja aproximado do terminal, o processo já é finalizado em caso de compras menores, e em caso de compras maiores é solicitada a senha.

Justamente por haver esta questão de não exigir senha em compras menores, muitos clientes acabam se sentindo em risco. Em alguns casos inclusive já aconteceu de existirem pessoas mal-intencionadas que passavam a maquininha em multidões e acabavam pegando aquele determinado valor (até R$ 50) dos cartões, sem o consentimento dos usuários.

Para resolver esta questão você pode pedir que o contactless seja desabilitado no seu cartão, esta funcionalidade já está disponível no Nubank.

Contactless no cartão e NFC nos smartphones: é a mesma coisa?

Ambas as tecnologias funcionam por aproximação, entretanto, os cartões de crédito utilizam o contactless, enquanto, os smarphones utilizam a tecnologia NFC. Vale lembrar que, para funcionar esta forma de pagamento o terminal deve contar com a tecnologia de pagamento, além de estar habilitado.

Nos smartphones da Samsung e iPhone já contam com a tecnologia NFC, por isso, quem tem o Samsung Pay ou Apple Pay poderá utilizar o NFC para pagar por aproximação mesmo não tendo um cartão com contactless.

Então, podemos dizer que NFC e contacless podem ser utilizadas para pagar por aproximação. Entretanto, divergem na forma como são utilizadas para realizar os pagamentos, mas tem o mesmo objetivo: tornar possível o pagamento por aproximação.

- Publicidade -


Veja também:

Cartão pré-pago: uma forma de democratizar o acesso aos serviços bancários

Guia Bolso: conheça este app de gerenciamento financeiro!

Samsung Pay: descubra como funciona


Conclusão

Enfim, neste artigo vimos como pode ser possível pagar apenas por aproximação, seja com o cartão através do contactless ou através do NFC no smartphone. As duas tecnologias podem ser funcionais para obter mais praticidade e rapidez na hora de processar os pagamentos, mas devem ser tomados cuidados com a segurança em ambientes com multidões. Não esqueça de comentar e compartilhar nas redes sociais!

MAIS POPULARES

Cartão de crédito para MEI do C6 Bank? Saiba como solicitar!

O C6 Bank é um banco digital completo que disponibiliza uma conta online sem mensalidades com um cartão de crédito sem anuidade...

Cartão Carrefour: desconto no supermercado, drogaria e posto de gasolina

O cartão Carrefour pertence a própria financeira do grupo e por isso pode oferecer benefícios e vantagens exclusivos. Ele é ideal para...

4 cartões de hipermercado para conhecer e comparar

Já conhece os cartões do Atacadão, Carrefour, Hipercard e Passaí? Sabia que eles têm diversos benefícios e vantagens exclusivos se você comprar...

Conheça 3 bancos digitais que te ajudarão a investir melhor!

Você tem um pouco de dinheiro guardado e está querendo melhorar a rentabilidade dos seus investimentos? Então você está no lugar certo.
- Publicidade -