O que é criptomoeda? Descubra como funciona!

Quer saber a principal diferença e as vantagens entre criptomoeda e as outras moedas? Continue a leitura para mais informações.

O que é criptomoeda?

o que é criptomoeda

Muito já se ouviu falar sobre o que é criptomoeda, mas afinal de contas como funciona? É uma forma segura de transacionar valores ou investir? Qual a principal diferença entre as outras moedas e quais são as vantagens.

A principal ideia em torno do surgimento das criptomoedas é a liberdade de transacionar valores entre países e pessoas com grande facilidade. Além de ser considerada um bom investimento por muitas pessoas. Mas afinal de contas como funciona? Como utilizar e como comprar?

Afinal de contas, o que é uma criptomoeda?

Primeiro vamos entender um pouco as outras moedas, vejamos por exemplo o Dólar ($) e o Real (R$). O dólar é conhecido e usado como medida de referência de tantas outras moedas, já foi lastreado em ouro, mas hoje opera com câmbio flutuante.

O real, também já teve a intenção de ser lastreado em dólar para diminuir a inflação, mas atualmente também adere ao câmbio flutuante.

Mas afinal de contas, o que isto significa? Isto nos diz que até mesmo as mais fortes moedas são baseadas na fidúcia (confiança). Ou seja, você confia que determinado valor vale alguma coisa porque todos concordam que vale, e pode ser trocado por isto ou aquilo.

Mas, no caso da moeda de um país, a estabilidade dela é garantida por um governo e um banco central. Nos EUA, o que garante a fidúcia e estabilidade do dólar é o FED e no Brasil é o Bacen, eles fazem isto através da taxa de juros geral, que no nosso país é a Selic.

Além disso, existem outras várias medidas de controle de câmbio, regularização, estabilização e fidúcia das “moedas governamentais”.

O que é criptomoeda? Semelhanças e diferenças

As criptomoedas por sua vez tem algumas semelhanças com as outras:

– Também são fiduciárias: ou seja, dependem de confiança e aceitação como meio de pagamento para que funcionem da forma correta.

– Podem ser convertidas: o bitcoin, por exemplo, pode ser trocado por real ou dólar, logo ele pode se “transformar” em uma moeda nacional também.

O que ela tem de diferente das outras moedas:

– Não tem emissão de papel moeda: as criptomoedas são completamente digitais, logo não tem um papel que valha “1 bitcoin”, o valor é guardado apenas em uma carteira digital.

– Não são reguladas por um Banco Central: não existe um Banco ou governo que regule ou estabilize as criptomoedas, elas são livremente governadas pela demanda e oferta.

– São transacionadas exclusivamente por meio digital: como não são um papel, não podem ser guardadas de forma física, os movimentos de aquisição, compra e venda são feitos exclusivamente pela internet.

– Tem sofrido grande aumento de procura por aquisição e venda: nos últimos anos a procura por criptomoedas tem aumentado muito, e boa parte do mundo já transaciona, compra e vende utilizando criptomoedas.


Veja também:


Conclusão

Enfim, neste artigo você descobriu como funciona e quais são as características de uma criptomoeda. Interessante, não é mesmo? Afinal de contas vimos o que ela significa, quais são as diferenças e semelhanças com outras moedas mais conhecidas, como dólar e real.

Gostou das informações? Não deixe de comentar a sua opinião e compartilhar o artigo nas redes sociais. 🙂