O que é equilíbrio financeiro e como encontrar o seu?

Quer conquistar equilíbrio na sua vida financeira, um orçamento doméstico organizado? Continue a leitura e veja nossas recomendações.



Anúncios



Publicidade

Equilíbrio financeiro

O que é equilíbrio financeiro e como encontrar o seu?

O conceito de equilíbrio financeiro é muito além da renda ou de contas a pagar, ele tem a ver com saúde financeira. Continue lendo e descubra como ter finanças equilibradas.

Cada vez mais as pessoas focam em consumir e se esquecem de como ter saúde financeira é o que permite que você consuma a longo prazo. A impaciência pode levar a pessoa a acumular dívidas e depois ter dificuldades em saldar elas.

Veja mais informações a seguir.

Não tenha pressa, tenha um orçamento

O primeiro passo para o equilíbrio financeiro é ter um orçamento organizado, de nada adianta você ter pressa e acabar se desorganizando novamente. Principalmente se você está endividado, o primeiro passo é ter um orçamento estruturado.



Publicidade

Colocar as contas a pagar e o que recebe lado a lado, é o primeiro passo para o equilíbrio, já que o ideal é que você consiga colocar as contas em dia. Mas, não para por aí o processo para alcançar a saúde financeira, confira as outras dicas.



Anúncios


Veja também:


Equilíbrio financeiro não é só ter as contas em dia

Sim, o primeiro passo para as finanças estarem saudáveis é ter as contas em dia, mas isso por si só não garante o equilíbrio financeiro. Você precisa entender que não é só conseguir ter os boletos em dia para ter suas finanças ok.

Talvez você que está negativado pense, pois bem, eu estaria mais tranquilo se não tivesse atrasado as contas. Depois de fazer um orçamento e ficar em dia, é hora de continuar trabalhando para estar equilibrado.

Reserva de Emergência e Investimentos

Sua reserva de emergência deve ser feita. Assim que suas contas estiverem pagas e você puder economizar, comece a formar a sua reserva de emergência. Mas, afinal o que é isso?

É um dinheiro que você tem guardado para imprevistos médicos ou desemprego. Ela deve ser no mínimo o suficiente para pagar as suas contas por três meses. 

Para guardar a reserva de emergência, você deverá utilizar uma conta poupança ou uma conta com rendimento melhor, como o Nubank. Isto porque como ela é destinada a imprevistos, deve ter liquidez diária, ou seja, você consegue transformar em dinheiro em até um dia.

O valor máximo que você deve ter de reserva de emergência é de seis meses ou até um ano o valor suficiente para pagar as suas contas. A partir daí o interessante é buscar colocar o dinheiro que está economizando em um investimento mais rentável, entre eles:

– Previdência complementar;

– CDB e LCA;

– Tesouro Direto;

– Ações;

– Entre outros.

Tá tudo certo? Não baixe a guarda e mantenha a organização

Quando você chegar ao cenário ideal, com suas contas pagas, reserva de emergência constituída e investimentos sendo feitos, continue. 

Muitas pessoas quando avançam apenas alguns passos em direção ao equilíbrio financeiro, relaxam e acabam se desequilibrando novamente.

Por exemplo, uma pessoa conseguiu sair do vermelho e conseguiu tirar o nome do SPC e do Serasa, mas viu uma liquidação e negativou novamente. Embora isto aconteça, não é o ideal. 

Para evitar isto, depois que caminhar rumo à saúde financeira e quando começar a avançar, continue prestando atenção nos seus gastos, isto é realmente importante. Alcançar o equilíbrio financeiro não é fácil, mas manter também exige esforço, por isso, preste atenção.

Se conseguir, já pode começar a poupar, mesmo ganhando pouco. Leia mais sobre esse tema aqui, para se inspirar.

Enfim, hoje neste conteúdo, você descobriu como funciona e quais medidas tomar para conseguir chegar até o equilíbrio financeiro e ter uma vida financeira saudável. Interessante, não é mesmo? Não esqueça de compartilhar o conteúdo nas redes sociais! 😉