Como montar um orçamento pessoal
Está pensando em como fazer o seu orçamento pessoal? Será que ele é de fato necessário? Em que um orçamento pode ajudar? Como começar?
Orçamento ainda é uma coisa estranha para você? Continue lendo este conteúdo, fique mais familiarizado e entenda de uma forma bem simples como montar o seu.
Às vezes, pesquisando na internet, encontramos planilhas de orçamento, mas elas parecem ter muitos detalhes e não se adaptarem a sua vida.
A seguir você vai ver dicas simples para que você crie o seu próprio orçamento, sem muita complicação, mesmo que não saiba utilizar o Excel.
Veja também:
Entenda que é necessário se organizar
O primeiro passo é a conscientização. Você deve entender que quanto mais demorar para se organizar, mais chances você tem de que a situação saia do controle.
Note que, independente do seu nível de renda, você deve ter em mente o quanto ganha e quanto pode gastar.
Além disso, você também precisa entender que nem tudo que você ganha deve ser gasto, é necessário também:
– Reserva de emergência: um valor de três a seis meses dos seus gastos mensais deve ser guardado para casos emergenciais.
– Investimentos: a vida não é feita só de pagar boletos, certo? Mas também não é feita só de férias, você precisa encontrar equilíbrio. Começar a investir é muito importante para o seu futuro. Como o ideal é que primeiro você tenha a reserva e depois invista, procure investimentos de médio e longo prazo.
O que é orçamento? Entenda todos os seus gastos e defina limites
Na verdade, o orçamento ideal acontece antes de você começar a gastar. Primeiro entenda até onde pode ir, para depois agir conforme o possível/ necessário. Orçamento é quando você coloca todas as suas previsões de entradas e saídas do mês, com espaço para imprevistos.
Então o orçamento não é quando você junta todos os seus boletos, soma e vê se dá para pagar. Isto, na verdade, é desorganização.
Você deve fazer seu orçamento antes mesmo de receber seu salário.
No orçamento você vai colocar a previsão de receitas, despesas e investimentos. Desta forma, no desenrolar do mês você sabe se pode gastar um pouco a mais ali, ou reduzir um pouco os gastos.
Percebe que, desta forma, você assume o controle antes mesmo de começar a gastar, evitando excessos?
Receitas e despesas
Embora o termo pareça um pouco técnico, receitas são as entradas de dinheiro, enquanto as despesas são as saídas.
Você deve considerar receitas:
– Salários;
– Renda extra;
– Alugueis;
– Vale alimentação;
– Demais entradas de valores ou recebíveis.
Além disso, você também deverá também considerar todos os seus gastos, mas de preferência, calcule seus gastos em grupos.
– Alimentação;
– Transporte;
– Lazer;
– Saúde;
– Moradia;
– Outras despesas.
Veja tudo que você vai gastar e deixe uma folga em cada uma das categorias, para lidar com pequenos imprevistos. Depois que você organizar seu orçamento e conseguir cumprir ele, comece a tentar economizar para fazer a reserva de emergência e também investimentos.
Veja algumas formas de fazer seu orçamento:
Excel
Entende de Excel? Nada impede que você faça o seu orçamento na planilha, já que ela automatiza as somas e torna o processo mais rápido.
Caderno
Prefere o papel? Não tem problema nenhum em fazer o seu orçamento com a caneta/ lápis e uma calculadora. O importante é buscar alguma maneira de se organizar.
Quer saber mais? Pronto para dar o próximo passo em direção ao controle de suas finanças? Então tenho mais uma dica para você:
Enfim, hoje neste conteúdo, você descobriu várias informações importantes sobre como melhorar a sua saúde financeira através da técnica de orçamento pessoal. Legal, né? Não esqueça de compartilhar o conteúdo nas redes sociais! 😉