O que significa 100% do CDI? Descubra neste post!

Investimentos feitos em CDB costumam ter a sua rentabilidade amparada no CDI e por isso é muito comum termos como “100% do CDI” serem divulgados. Mas, afinal, o que isso significa? Descubra!

Publicidade
Publicidade

100% CDI

100% do CDI

Você também é uma daquelas pessoas que vê para todo lado “Rende 100% do CDI” mas não faz nem ideia do que isso significa? Calma, você não está sozinho. Afinal, olhando assim por cima parece algo bem complexo.

Mas a verdade é que é bem mais simples do que você imagina. E entender esse conceito é bastante importante para você aprender a investir um pouco melhor o seu dinheiro, conseguindo uma rentabilidade acima da poupança.

Em resumo, CDI é a sigla para Certificado de Depósito Interbancário. Esse é um título que um banco emite para outro com vencimento de 1 dia útil. Mas o que isso tem a ver com seus investimentos? Descubra neste post.

O que significa CDI?

Vamos começar pelo beabá. Antes de falar o que significa 100% do CDI, você precisa entender o que é o CDI, e conforme antecipamos, essa é a sigla para Certificado de Depósito Interbancário.

Publicidade

Pois bem, o que é isso? Bom, esse é um título emitido por um banco para outro banco com a finalidade de tomar um empréstimo. Como o vencimento é de 1 dia útil, no dia seguinte o banco que tomou o empréstimo paga aquele que emprestou.

Publicidade

Por que isso acontece? Parece um tanto ilógico um banco tomar empréstimo de outro banco pelo prazo de 1 dia. A verdade é que isso acontece porque existe uma regra do Banco Central que não permite aos bancos fechar o caixa diário no negativo.

No entanto, há dias em que os depósitos e aplicações são inferiores aos saques e empréstimos na instituição, e para não fechar o fluxo de caixa negativo, ela toma um dinheiro emprestado de outro banco.


Veja também:


E o que isso tem a ver com o meu investimento?

Apesar do CDI ser emitido apenas entre bancos, ele tornou-se um referencial em termos de taxa de juros. Ou seja, um banco paga juros para tomar empréstimo de outro. Essa taxa está muito próxima da Selic que hoje está em 2,75% ao ano.

Dessa maneira, podemos dizer que o CDI tem uma taxa de 2,75% ao ano. Então quando um rendimento diz que remunera o investidor com 100% do CDI, ele está pagando aproximadamente 2,75% ao ano de rentabilidade. Agora ficou fácil, hein?

Se a remuneração for de 50% do CDI, a taxa paga pelo investimento é de 1,375% e assim por diante. Normalmente aplicações em CDB seguem a rentabilidade do CDI, já outras aplicações como Tesouro Direto e Poupança não.

E quanto rende a poupança?

A rentabilidade da poupança é fixada em 70% da Taxa Selic e mais TR (Taxa Referencial). Como a TR está em 0% há alguns anos, podemos dizer que a rentabilidade da poupança é de 70% da Taxa Selic.

Lembra que falamos que a Taxa do CDI é praticamente igual à Taxa Selic? Então isso quer dizer que a poupança rende aproximadamente 70% do CDI. Logo, qualquer investimento com rendimento superior a 70% do CDI, rende mais do que a poupança.

Atualmente diversos bancos e fintechs oferecem rentabilidade de 100% do CDI para seus correntistas, algumas até mais, como no caso do PicPay. Só do dinheiro ficar parado lá, você é remunerado em 150% do CDI. Interessante né?

Agora você já sabe o que significa 100% do CDI. Então quando algum banco te oferecer uma aplicação neste valor, você saberá que está recebendo basicamente a mesma rentabilidade da Taxa Selic no ano. Viu só, como não tinha segredo?

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais, e nos ajude a disseminar o conhecimento.