Open Banking: como ele vai mudar a sua vida? Descubra!

Open Banking é um conceito que descreve o compartilhamento de dados, produtos e serviços financeiros. Continue a leitura para mais informações.

Publicidade

Open Banking: como ele vai mudar a sua vida?

open banking

O modelo de funcionamento do sistema bancário está se transformando rapidamente nos últimos anos. E o conceito de Open Banking chega para revolucionar o mercado.

Aliás, nos últimos anos, com o surgimento dos bancos digitais, a nossa relação com o dinheiro já está se transformando.

Quem diria há alguns anos que hoje em dia não precisaríamos mais de uma agência bancária? Talvez, dizer isso lá pelos idos de 2010 pudesse parecer uma loucura.

Mas a verdade é que a utopia virou realidade. E os próximos anos serão marcados por uma verdadeira revolução digital no sistema bancário.

Publicidade

O que é o Open Banking?

Open Banking é um conceito que descreve o compartilhamento de dados, produtos e serviços financeiros.

Publicidade

Em outras palavras, independente da instituição financeira que você tenha conta, todas as demais poderão acessar o seu histórico, desde que você permita isso.

O Banco Central diz que esse conceito inclui a abertura de integração de plataformas e estrutura de bancos e fintechs.

Esse modelo surge como alternativa ao modelo de negócios mais antigo que é usado no Brasil, que restringe as informações dos clientes em uma única instituição.

O modelo atual é melhor ou pior?

Se você parar para pensar, o modelo atual restringe o acesso dos consumidores a diversos serviços que poderiam ser melhores para eles.

Por exemplo, vamos considerar que há dez anos você estava procurando um banco para abrir uma conta corrente.

Na época você não tinha histórico nenhum e escolheu uma determinada instituição. Então começou a fazer a sua movimentação financeira por lá.

No decorrer desses dez anos, você foi um bom cliente e, por isso, conseguiu alguns empréstimos legais, e assim foi tocando.

Mas, de uns tempos para cá, você está insatisfeito com essa instituição. No entanto, se mudar para outro banco, não terá empréstimos tão atrativos.

Por quê? Porque esse histórico que você tem com essa instituição não é aberto para outras instituições. E isso te limita a mudar de banco. Por isso, o modelo é pior.


Veja também:


E com o Open Banking, como fica?

Já com o Open Banking essa dinâmica muda bastante, uma vez que os dados ficam disponíveis para diferentes bancos e instituições financeiras.

Então, se você autorizar, outras instituições poderão avaliar o seu histórico e oferecer condições bem mais vantajosas de empréstimos e financiamentos.

Em resumo, você vai controlar as suas finanças de maneira integrada por meio de um único App, e isso fará toda a diferença na sua vida.

Inclusive, o Open Banking será capaz de baratear o crédito no Brasil e também colaborar para a diminuição da inadimplência. Afinal, ficará mais fácil os bancos conhecerem seus clientes.

E como isso será feito no Brasil?

No Brasil, a implantação do Open Banking será feita de forma gradual, e ela já começou. Certamente você já ouviu falar do Pix, não é mesmo?

Então, essa é a plataforma do Banco Central para a realização de pagamentos entre pessoas físicas, jurídicas e governo.

Nessa primeira etapa, somente é possível fazer transferências entre pessoas físicas e jurídicas em tempo real a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana.

Mas, até 2023 novas funcionalidades vão ser agregadas ao sistema, até que ele se torne um verdadeiro Open Banking inclusivo no país.

É por meio dessa plataforma que os bancos vão entender melhor o seu perfil, e oferecer créditos que realmente sejam relevantes para você.

Isso vai trazer muito mais empoderamento, modernização no mercado financeiro e também mais transparência em todo o sistema bancário.

E fique tranquilo, pois os seus dados são preservados por criptografia, que é uma tecnologia que impede a sua leitura por pessoas não autorizadas.

Em resumo, esse sistema irá revolucionar o mercado financeiro. E por isso os bancos tradicionais como o Santander já estão atentos nessa questão.

E você, o que acha disso? Se gostou, compartilhe com seus amigos e parentes nas redes sociais.