Pagar boleto com cartão de crédito pode ser um bom negócio?

Fôlego financeiro: atualmente, há diversas opções de aplicativos que permitem pagar as contas com o seu cartão de crédito. Confira.

Publicidade
Publicidade

Pagar boleto com cartão de crédito

cartão de crédito

Muita gente está em dúvida se é ou não um bom negócio pagar boletos como água, energia elétrica e telefone com o cartão de crédito.

Afinal, a chegada do coronavírus pegou muitas pessoas desprevenidas. Sem reservas e sem renda, elas se viram sem dinheiro para pagar até mesmo as suas despesas mais básicas.

Portanto, muitos bancos disponibilizaram para seus clientes uma funcionalidade que permite a eles pagarem esses boletos usando o cartão de crédito. Mas, será que isso realmente vale a pena?

O pagamento de boletos com o cartão de crédito

Primeiramente é preciso deixar claro que pagar boletos com o cartão de crédito não é algo vantajoso. Portanto, essa decisão deve ser tomada se não houver outra escolha.

Publicidade

Contudo, se você precisar optar entre pagar um boleto com o cartão de crédito ou usar o cheque especial para isso, aí sim, é mais indicado usar o cartão para o pagamento.

Publicidade

Alguns bancos costumam cobrar taxas de seus clientes que pagam boletos com o cartão de crédito. Entretanto, essas taxas são sempre menores do que o valor dos juros de um cheque especial por exemplo.

Além disso, ao pagar as contas com o cartão e não conseguir depois pagar a fatura do cartão, o valor do custo será bem salgado, nesse caso até pior do que se você utilizasse o cheque especial.

Pois, você irá pagar uma taxa para fazer o pagamento e mais juros do rotativo do cartão. 

Dessa forma, embora essa modalidade permite ao cliente ganhar um fôlego no pagamento das contas, é preciso bastante planejamento e disciplina para não se atrapalhar lá na frente.


Veja também:


E como saber se o meu cartão permite pagar boletos?

Para saber se há a possibilidade de pagar boletos usando o seu cartão é preciso entrar em contato com o banco para realizar a consulta.

Isso pode ser feito através dos canais de atendimento como sites, internet banking, aplicativos ou até mesmo telefone, evitando porém se deslocar até uma agência bancária para evitar aglomerações.

Estando habilitado, para pagar as contas pelo internet banking basta acessar a opção pagamento e digitar o código de barras do boleto.

Feito isso, escolha a opção de pagamento “Cartão de Crédito” e autorize o pagamento com sua senha.

Caso for realizar o pagamento por meio de aplicativos, em alguns casos é preciso fazer uma autorização prévia do aparelho nos caixas eletrônicos ou até mesmo pelo internet banking.

Alguns bancos permitem, inclusive, que o pagamento seja feito por telefone. Nesse caso é preciso ver se há essa opção no seu banco e então entrar em contato. Verifique se há algum custo extra com a ligação para não encarecer ainda mais o pagamento da conta.

Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe essa notícia com seus amigos nas redes sociais.