Pix agora pode acessar contatos telefônicos!

O Pix surgiu para revolucionar a maneira como lidamos com o dinheiro, e agora o BC anunciou mais uma novidade. É possível integrar a lista de contato telefônico à ferramenta. Entenda!

Publicidade
Publicidade

Pix

Pix

O Banco Central anunciou uma série de novas funções para o Pix, e a partir de agora é possível integrar a sua lista de contatos no celular à ferramenta. Isso vai facilitar ainda mais a vida de todos os brasileiros.

Esse era um dos lançamentos mais aguardados pela população, afinal agora se o recebedor tem o número de celular ou e-mail cadastrado como chave Pix, basta o pagador selecioná-lo em sua lista de contatos para fazer o pagamento.

Ou seja, ficou ainda mais fácil fazer uma transferência a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana usando a ferramenta do Banco Central. Quem irá disponibilizar a função é o próprio banco ou fintech. Quer saber mais? Vem com a gente.

Como será essa nova funcionalidade?

Conforme antecipamos, essa nova funcionalidade trará mais facilidade para a vida das pessoas. Pois, na hora de fazer o pagamento, basta selecionar o celular ou e-mail na lista de contatos do smartphone e pronto. Não precisa ficar digitando.

Publicidade

No entanto, como o compartilhamento será feito automaticamente, o BC exige que as instituições que adotarem esse recurso notifiquem os seus clientes. Assim, se eles não desejarem a função, poderão excluir a chave Pix do banco ou então alterá-la.

Publicidade

Uma outra novidade que também foi disponibilizada pelo Banco Central é a possibilidade de alterar o nome exibido no sistema, sem ter que excluir a chave Pix que já foi cadastrada em alguma instituição.

Isso vai tornar a experiência ainda melhor, uma vez que o usuário não precisa atualizar os seus dados no sistema. Agora as empresas que desejam que o nome fantasia apareça para os usuários poderão fazer isso de maneira simples.


Veja também:


Outras mudanças anunciadas pelo BC

O BC também atualizou no regulamento do Pix a questão da quantidade de transações que o usuário pode fazer durante o dia. A partir de agora, as instituições não podem estabelecer um limite de transações.

Isso vai garantir condições competitivas e justas para as instituições e também proporcionar aos usuários mais comodidade, afinal, todos saberão que podem fazer transações ilimitadas a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana.

Com essas inovações, quem sai ganhando somos nós usuários do Pix que podemos fazer pagamentos e recebimentos a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana, de maneira ainda mais fácil.

Mas o que é esse tal de Pix?

Para quem ainda não sabe, o Pix é o novo sistema de pagamento e recebimento do Banco Central que foi criado no final do ano passado com o intuito de facilitar os pagamentos e recebimentos no país.

Afinal, com ele qualquer brasileiro pode fazer transações a qualquer horado dia sem precisar pagar nada por isso. Até então, as transferências como TED e DOC só podiam ser feitas em horário comercial.

Isso facilitou bastante inclusive para o pequeno comerciante que pode fazer pagamentos e recebimentos aos finais de semana. Por exemplo, você pode pedir um lanche ou uma pizza e fazer o pagamento por Pix.

Para isso basta cadastrar uma chave Pix na instituição que você tem conta. Essa chave pode ser o número do seu CPF, telefone celular e até mesmo o e-mail. Caso queira, você pode cadastrar uma chave aleatória fornecida pelo Banco Central também.

A única coisa que não é permitida é cadastrar a mesma chave Pix em dois bancos diferentes. Até porque, quando você fornece a chave Pix para alguém, o dinheiro vai para a conta que ela está cadastrada.

Esse é o futuro chegando de vez em nossas vidas. Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais.