PIX: Saiba o que você vai poder fazer como o novo sistema de pagamento instantâneo do Banco Central

Pagamentos em apenas 10 segundos, para todos os bancos, é esta a principal funcionalidade do PIX. O que você pagar utilizando este sistema estará disponível para quem recebe em segundos, mesmo em horários não comerciais e feriados.

Através dele você poderá fazer pagamento de passagens de ônibus via celular, e com custo baixo, o que é melhor ainda.

Através do PIX o Banco Central quer pagamentos interbancários a baixo custo

 É verdade que já existiam carteiras virtuais que possibilitavam o pagamento instantâneo, mas apenas dentro do círculo fechado dos seus clientes. Por exemplo, o Paypal e o PicPay, o pagamento é instantâneo, mas só para quem tem conta no aplicativo ou site.

Neste ponto o PIX será uma verdadeira revolução, já que fará parte do sistema de pagamentos e não apenas mais uma forma de pagamento. No seu App do seu banco (ou no site) haverá um ícone “PIX” através do qual você poderá fazer a transferência bancária, dentro o App do seu banco usual.

Logo, o PIX será uma plataforma aberta, e não um App fechado, ele vai funcionar para qualquer banco (com pelo menos 500 mil clientes) transferir para outro banco. Neste ponto ele substituirá o TED e DOC que demoram para compensar e tem um custo salgado.

Com o PIX você transferirá do seu próprio banco com baixo custo para qualquer outra instituição financeira. Não será necessário aderir a um App ou site novo.

Além do ônibus, o que mais eu posso pagar utilizando o PIX?

O PIX poderá ser utilizado para transferir dinheiro para seu amigo, para pagar a conta do restaurante entre outros. Bastará ler o QR Code de pagamento da pessoa ou estabelecimento e solicitar o pagamento e transferência, simples, prático e instantâneo.

Além disto, você poderá pagar outros serviços públicos como metrô, e até mesmo impostos, aduaneiras, passaporte, entre outros.

O pagamento por QR Code pode ser feito entre pessoas e entre estabelecimentos. Mas, também será possível realizar pagamentos por contactless, e até por chave de endereçamento através de senhas.

Outra forma de pagamento que poderá ser utilizada é transferir pelo número de celular: ao colocar o número, aparecerá o CPF e conta bancária do beneficiário que serão carregados automaticamente. Claro que esta forma de pagamento exigirá maneiras auxiliares para garantir a idoneidade e segurança dos pagamentos.


Veja também:


Conclusão

Neste artigo você pôde descobrir como você vai poder utilizar esta nova forma de pagamento que vai funcionar para boa parte das instituições financeiras do Brasil. Como vimos, através deste meio de pagamentos será possível fazer transferências entre CPFs CNPJs e pagar serviços públicos.

Gostou da novidade? Comente conosco sua opinião e compartilhe com os amigos as novidades.