Público infantil e adolescente estão na mira dos Bancos Digitais

Os bancos digitais estão inovando cada vez mais, e por isso passaram a oferecer além da conta normal, uma conta voltada para o público kids com objetivo de ampliar a educação financeira da população.

Bancos digitais

conta kids

Os bancos digitais começaram a se popularizar há menos de cinco anos, e agora estão mirando um novo público: crianças e adolescentes. Isso pode ser visto nos mais recentes lançamentos das instituições.

Para se ter uma ideia, só no ano de 2020 surgiram no mercado o Yours Bank, o Yellow que pertence ao C6 Bank, o NextJoy e a conta Kids do Banco Inter. Um ano antes já havia sido lançada a Z1 que é a conta digital para adolescentes da geração Z.

Vale destacar que os serviços oferecidos pelas contas kids são basicamente iguais aos que já são oferecidos pelas contas digitais para os adultos. E uma das grandes vantagens dessas contas digitais é sua praticidade.

CARTÃO BANCO INTER
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO BANCO INTER

SEM ANUIDADE
 
CASHBACK
Cartão de crédito ou débito, internacional com custo ZERO
Você permanecerá no site atual

Adeus ao velho cofrinho

Muitos pais para educarem financeiramente os seus filhos costumam dar uma mesada a eles para que guardem em seus cofrinhos. No entanto, esses cofrinhos estão ficando cada vez mais para trás.

Afinal, agora é bem simples abrir uma conta digital para as crianças, basta ter o CPF em mãos e em alguns casos até mesmo a certidão de nascimento. Na maioria das opções não é cobrado nenhuma taxa.

A proposta das instituições é ensinar as crianças desde cedo a manusear a tecnologia. Ou seja, cuidar do seu dinheiro eletronicamente, entendendo como são feitas as transferências e até mesmo pequenos investimentos.

Contas kids são feitas para educar

O diretor do banco digital Next, Jeferson Honorato, diz que a instituição é muito mais uma plataforma de educação financeira com serviços de banking do que uma plataforma de banking com serviços de educação financeira.

O produto é fruto de uma parceria com a Disney, sendo que os personagens deixam a plataforma mais amigável para as crianças que aprendem educação financeira de uma maneira muito mais leve.

É importante esclarecer que por trás da plataforma existe uma poupança que só opera com o dinheiro que está na conta, e são permitidos saques e assinaturas de serviços como Netflix, Uber ou Spotify.

Praticamente todas as contas digitais voltadas para o público infantil oferecem algum tipo de conexão com a conta dos responsáveis, o que garante muito mais segurança para os pais que podem ver onde os filhos estão gastando o dinheiro.

Segundo Honorato, se fosse uma conta onde o pai abrisse e simplesmente desse para os filhos, poderia haver uma relação de preocupação. No entanto, como tudo é espelhado, isso traz um conforto muito maior para a família.


Leia também:


Ensinar a investir desde criança

Uma das principais propostas que as contas kids trazem é ensinar os jovens a investir desde crianças. Afinal, quando eles guardam dinheiro no cofrinho, aprendem somente a poupar e não a investir.

Já, podendo manusear uma conta desde cedo, os jovens saberão o que é investimento em renda fixa ou em renda variável, a diferença entre eles, e quais são mais seguros e arriscados no momento de investir.

Ao chegar na fase adulta, esses adolescentes já estarão muito melhor preparados para lidar com as suas finanças, entendendo a importância de ter uma reserva de emergência, e de investir uma parte de suas rendas.

Por outro lado, os bancos também observaram que em média 70% a 80% das pessoas não fecham ao longo da vida a sua primeira conta. E a ideia é justamente fidelizar o adolescente, para torná-lo cliente da instituição desde cedo.

Em linhas gerais, os bancos estão encontrando uma grande oportunidade ao oferecer uma conta kids. E para os pais essa também é uma excelente oportunidade de trazer o mundo tecnológico para a realidade dos seus filhos.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.