Qual a melhor forma de usar o décimo terceiro salário? Confira algumas dicas!

Usar o décimo terceiro salário de maneira correta e eficaz é de suma importância para evitar que você passe aperto no começo do ano. Por isso, decidimos separar algumas dicas neste post.

Décimo terceiro salário

Como usar 13 salario

A época mais aguardada do ano está chegando. Afinal, quem é que não gosta do Natal e Réveillon, não é mesmo? Essa é uma época que nos tornamos mais sentimentais e também mais propensos a presentear quem nós amamos.

Por isso, é importante ter bastante cautela para não gastar mais do que podemos. E isso se estende também ao décimo terceiro salário. Afinal, com mais dinheiro no bolso, acabamos perdendo um pouco o controle sobre nossas finanças.

Portanto, é importante evitar as compras por impulso, e se possível tomar algumas decisões inteligentes neste momento. E para ajudar você a usar melhor o seu 13º salário separamos algumas dicas, dá só uma conferida.

CARTÃO BANCO INTER
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO BANCO INTER

SEM ANUIDADE
 
CASHBACK
Cartão de crédito ou débito, internacional com custo ZERO
Você permanecerá no site atual

1 – Compre somente o necessário

Quando recebemos um dinheiro a mais, como no caso o 13º salário, temos o ímpeto de gastar mais também. Ou seja, comer fora de casa por mais vezes, passear mais, enfim, acabamos perdendo um pouco o controle.

E sem a gente perceber o dinheiro pode acabar sumindo. Por isso, é fundamental evitar isso. Assim que receber o 13º salário, continue sendo econômico, e faça uma lista de quem você terá que presentear.

Se você sair gastando mais do que pode, é possível que o dinheiro acabe muito rapidamente, e você se verá apertado antes mesmo de acabar o ano. Por isso, tenha bastante cautela neste momento.

2 – Analise todas as suas dívidas

Um outro erro muito comum para quem recebe o 13º salário é sair pagando todas as dívidas. E isso consiste em cobrir o cheque especial, o cartão de crédito que está descoberto e por aí vai.

Lembre-se que algumas dívidas possuem juros muito caros e isso pode consumir grande parte do seu salário. Portanto, faça um levantamento das suas dívidas antes, veja o que pode ser renegociado para só então fazer a liquidação.


Leia também:


3 – Aproveite para comprar o material escolar

Se no início do ano você precisa comprar o material escolar para a escola dos seus filhos, o ideal é aproveitar o 13º salário para isso. Afinal, essa é uma maneira de comprar mais barato e não se atrapalhar com o salário de janeiro.

Até porque, o material escolar costuma ter uma alta de preços entre janeiro e março, então qualquer antecipação é muito bem vinda. E se sobrar dinheiro, guarde um pouco para os eventuais imprevistos que possam surgir.

4 – Pague os impostos de início de ano

Se você não tiver que comprar material escolar, aproveite o seu 13º salário para pagar os impostos de começo de ano, seja o IPTU ou IPVA. Essa também é uma boa forma de ganhar desconto e fazer economia.

Afinal, você não conseguirá se livrar deles, entretanto, pagando antecipadamente pode ter até 5% ou mais de desconto, dependendo da cidade e Estado que você mora. Essa é uma boa hora para deixar os impostos em dia.

5 – Comece a construir sua reserva de emergência

Por fim, se suas contas já estão em ordem, esse pode ser um bom momento para começar a construir a sua reserva de emergência. Assim sendo, procure guardar uma parte do seu 13º salário para fazer investimentos.

Se você conseguir guardar todo o seu 13º salário é melhor, no entanto, se não for possível, procure guardar uma parte dele. Assim, você ficará muito mais tranquilo caso algum imprevisto aconteça na sua vida.

Seguindo essas dicas, você fará um bom uso do seu 13º salário e não vai começar o ano de 2022 completamente apertado. Portanto, procure ponderar bastante antes de sair gastando esse dinheiro extra.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.