Score de crédito: entenda o que é e como funciona.



Anúncios



Publicidade

Você já ouviu falar em score de crédito? Essa pontuação é o que indica se uma pessoa é ou não uma boa pagadora, e por isso é tão importante ficar atento à ela.

O score de crédito, ou pontuação de crédito é um número (indicador) de 0 a 1000, que indica, como já dissemos, o quão propenso você é a pagar as dívidas ou ficar inadimplente.

Dessa forma, quanto mais próximo de 1000 for o seu score, melhor é o seu status de bom pagador, já quanto mais próximo de 0 for, pior o seu status de bom pagador.

CARTÃO PAGBANK
CARTÃO DA CONTA DIGITAL

CARTÃO PAGBANK

NEGATIVADO
 
SEM ANUIDADE
A conta com cartão que está sempre com você!
Você permanecerá no site atual

São várias as questões que podem interferir no seu score de crédito, e é sobre isso que iremos tratar neste artigo.



Publicidade

De onde surgiu o score de crédito?

O score de crédito, começou nos Estados Unidos, e tem a intenção de facilitar a análise de crédito por parte do credor. Antes dele não existia um número que resumia o quão provável era que alguém pagasse uma dívida ou não. Tendo isto em vista, era, portanto, muito difícil e também bastante propenso a erros fazer uma avaliação de risco de crédito.



Anúncios

Em alguns casos a avaliação era até tendenciosa. Já que muitas vezes quem liberava o crédito era amigo ou até mesmo parceiro de negócios do outro que quem fazia a solicitação. Este era o motivo para que, muitos bancos optassem por ter um gerente de outra cidade, para evitar a análise tendenciosa.

Além disto, outro problema que existia antes do score de crédito, além da propensão tendenciosa, era o quanto ele demorava.

Uma vez que, quem fazia a análise, precisava reunir várias informações de crédito e isto levava um tempo considerável. Isto porque, o analista de crédito precisava considerar todo histórico de crédito que a pessoa tinha, e as informações eram isoladas.

Portanto, por muito tempo no Brasil, faltou informações necessárias para se ter uma boa análise de crédito. As consequências foram desde créditos selecionados até a burocracia na aprovação de um empréstimo.

Além disso, ficava mais difícil saber se uma determinada pessoa era realmente um bom ou mau pagador. Afinal, bastava que estivesse com o nome limpo para que o crédito fosse aprovado, ficando isso a critério de análises internas das instituições financeiras.

O que é o score de crédito?

Um número de 0 a 1000 que resume se você, um bom pagador ou não. Pode parecer um pouco seco, ou até injusto ser definido em um número. No entanto, é um fato de mercado e você deve conhece-lo e utiliza-lo corretamente ao seu favor.

Essa numeração vai indicar qual é o risco de atraso que você possui para pagar suas contas. Como é possível ver na figura abaixo, quanto a numeração é bastante alta, o risco de você atrasar uma conta é bastante baixo.

Já, por outro lado, quanto mais próximo de 0 for o seu score, maiores serão as chances de você atrasar uma conta. Por isso o score é tão importante, porque mesmo tendo o nome limpo, quem costuma atrasar constantemente as contas, terá um score pior.

No entanto, se uma pessoa está com restrição no nome, por algum motivo que aconteceu pontualmente, mas ela costuma pagar as contas sempre em dia, terá o score de crédito melhor, por isso esse sistema é tão justo.

Fonte: Serasa

Como posso saber qual a minha pontuação de crédito?

Existem duas maneiras gratuitas de saber qual a sua pontuação de crédito, a primeira é utilizado o site do Serasa, outra maneira é o radar de CPF do App meu guia bolso.

Em ambos os casos você saberá se precisa ou não melhorar a sua pontuação. Sendo que isso também servirá como base para que você saiba se tem chances de solicitar um determinado cartão de crédito.

Veja a seguir como verificar seu score de crédito:

Para verificar direto pelo site do Serasa:

1 Acesse o site https://www.serasaconsumidor.com.br/score/

2 Clique em “consulta grátis”

3 Faça seu login com a conta Google, Facebook ou então um cadastro específico.

4 Forneça as informações de que o site pedir.

5 Verifique sua pontuação de crédito e descubra o que está influenciando ela.

Pelo App meu guia bolso:

– Baixe o aplicativo em https://www.guiabolso.com.br/

– Forneça as informações necessárias ao prosseguimento da conta. É importante falar que o App tem várias funcionalidades como: controle de orçamento, inserção de contas bancárias e de cartões de crédito.

– Encontre a opção “radar de CPF”, informe seu CPF se ainda não informou e tenha acesso as informações sobre seu score de crédito.

Qual a melhor forma de consultar o score de crédito?

O Serasa é a fonte primária de dados, então considerando este ponto de vista ele é melhor, além do que ele avalia o seu score como um todo. Enquanto isto o radar de CPF do App Guia Bolso apenas avalia se você está negativado.

Por outro lado, no App meu guia bolso, você pode verificar todas as veze que seu CPF foi consultado. Então torna-se possível evitar algum tipo de uso indevido, e saber toda vez que uma loja consultou seu CPF.

Portanto, cabe a você decidir qual dessas opções você terá mais facilidade em manusear. Lembrando que no Serasa você pode ver também se possui dívidas que estão negativando seu nome e quais são os descontos para quitá-las.

Conclusão

Vimos durante este artigo que depois da implementação do score de crédito, ficou muito mais efetiva uma análise para aprovar um cartão de crédito ou até mesmo um empréstimo pessoal para uma determinada pessoa.

Dessa forma, podemos dizer que o score de crédito vai aos poucos democratizar o acesso ao crédito no Brasil, tornando o sistema financeiro muito mais justo do que sempre foi.

Lembrando que caso o seu score esteja baixo, procure pagar as contas em dia, e também evite pagar o valor mínimo do cartão de crédito. São situações como essas que fazem a sua pontuação ficar muito baixa.

Gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe esta notícia com seus amigos nas redes sociais. Confira também o post: “Finanças pessoais: saiba como evitar os 4 principais erros