Segurança digital nos Apps Bancários

Pagar boletos, fazer transferências, recargas de celular pelo smartphone é muito prático. Mas você está utilizando esses recursos de forma segura? Descubra!

Publicidade
Publicidade

Segurança digital nos Apps Bancários

nos Apps Bancários

O uso de Apps bancários está crescendo cada dia mais, porque é muito prático você poder fazer vários serviços de banco, sem sair de casa. Afinal de contas, pagar boletos, fazer transferências, recargas de celular pelo smartphone é muito prático, não é verdade?

Mas será que você está sendo cauteloso com a segurança digital nos Apps Bancários? Logo no início, quando os serviços bancários migraram para as plataformas Android e IOS, haviam poucos vírus para este tipo de sistema. Mas a realidade está mudando.

Como o setor bancário está em rápida ascensão digital, principalmente por meio dos smartphones, os hackers e pessoas maliciosas já estão de olho nisso também. Entenda a seguir o que está acontecendo e o que fazer para garantir sua segurança.

Segurança digital nos Apps Bancários: Kaspersky anuncia novo vírus encontrado

Em 9 de novembro de 2020 a Kaspersky, conhecida empresa de segurança digital, anunciou que descobriu um novo vírus. O Ghimob foi desenvolvido no Brasil, é um trojan bancário capaz de monitorar 150 Apps bancários.

Publicidade

Entre os locais que tiveram Apps afetados estão o Brasil e países da América Latina, África e Europa. Está afetando principalmente Apps móveis de bancos, criptomoedas, fintechs e corretoras.

Publicidade

O golpe se inicia com uma estratégia dos disseminadores de vírus, conhecida como engenharia social. Eles mandam mensagens, fazendo a vítima acreditar que tem uma dívida, levando a clicar em um link.

Quando a pessoa clica no link o trojan é acionado e ainda envia mensagem ao criminoso avisando que sua má ação foi conclusa. Infelizmente este vírus ataca e descobre a tela de bloqueio do celular e vários aplicativos que podem estar vulneráveis a este vírus. 

Neste golpe, os criminosos podem acessar remotamente o App da vítima e realizar transações através dele. Quando o smartphone está sob o controle do criminoso a tela fina em branco ou preta, e a vítima para destravar utilizando a autenticação biométrica e acaba tendo esta informação também roubada. 


Veja também:


Como se proteger de ataques aos Apps bancários?

A primeira boa notícia é que existe antivírus para bloquear esta forma de vírus e já está disponível gratuitamente. Mas, também não devemos esquecer que, se não clicar no link, o vírus não acessa o seu smartphone.

Vamos ver as duas principais formas de se proteger deste vírus.

1º Não clique em links que não conhece

Veio uma mensagem engraçada falando de uma dívida que você não se lembra de ter feito? Em vez de te mandar ligar para uma central ou comparecer a loja, te pediram para clicar no link? A chance de fraude é grande.

Caso você tenha dúvida se deixou sem querer uma dívida para trás, o ideal é comparecer a loja, ou ligar para o telefone central do lugar. Evite clicar em links de mensagens suspeitas. Não dar acesso ao seu smartphone é a dica de segurança mais importante.

2º Instale o antivírus Kaspersky

O Kaspersky é o único – pelo menos até o momento – a identificar o trojan Ghimob, um dos primeiros vírus bancários para smartphones. Todos os produtos da Kaspersky são capazes de identificar o Trojan-Banker.AndroidOS.Ghimob.

A melhor notícia é que a Kaspersky tem aplicativos para smartphones completamente gratuitos, e acessíveis nas lojas de Apps. Legal, né? Então, não vamos marcar bobeira, corre lá e já instale este antivírus de proteção.

Você pode ir até a loja de Apps do seu smartphone e digitar o termo Kaspersky e depois instalar o antivírus e ter uma vida bancária mais saudável e tranquila.

Ele está disponível para Android e IOS, na Google Play e também na Play Store.

Enfim, neste conteúdo você descobriu que um novo vírus para Apps bancários já existe e o que você pode fazer para se proteger de vírus e também como evitar infecções no seu celular. Legal, né? 

Gostou do conteúdo? Não deixe de compartilhar nas redes sociais! 😉