Supermercado Amazon funciona sem dinheiro

Publicidade

A Amazon definidamente não é mais só uma livraria online, já faz algum tempo que ela está fazendo investimentos físicos também. Um dos mais novos negócios da empresa é um supermercado, sem caixa, sem dinheiro e com poucos funcionários.

Na verdade, só existem funcionários na parte das bebidas alcóolicas para garantir que ninguém de menor os compre. Anteriormente a Amazon já havia criado uma loja de conveniência que não aceitava dinheiro e sem funcionários.

Como funciona o supermercado Amazon?

Você mesmo pesa suas compras, escolhe seus produtos e pode desistir também, deixando no carrinho e escolhendo outros itens. Existirão produtos de marcas conhecidas, marcas novas e até legumes e verduras orgânicos.

A intenção, segundo os CEOs do Amazon é que os clientes não sintam tanta diferença dos supermercados normais. Mas, que o processo de pagamento e escolha seja mais informatizado e rápido.

Publicidade

O primeiro mercado está funcionado em Seatle nos Estados Unidos, mas a rede pretende expandir muito. O pagamento é completamente online e feito diretamente na conta da Amazon onde é feito o débito.

Publicidade

Os produtos de padaria e açougue são repostos a cada dois dias; o que embora deixe eles bons para consumir, para os padrões brasileiros, não é muito interessante.

Neste ponto a Amazon ficaria um pouco atrás das padarias e açougues brasileiros, mas é possível que quando eles cheguem ao país, mudem algumas coisas para se adequar a realidade brasileira.

E a questão de menos funcionários no supermercado Amazon?

Existem críticas ao fato de ter menos mão-de-obra empregada do que em um mercado comum, e muitos defendem que os trabalhadores ficarão prejudicados. Entretanto, é de lembrar que outras vagas de TI e outros setores foram criadas.

É interessante lembrar que não é novidade que empregos são extinguidos e outros são criados, até certo ponto isto é comum e aumenta a qualidade de vida e os salários.

Mas, com certeza este novo mercado que está se criando exigirá muito mais adaptação e capacidade de aprender novas habilidades, afinal, boa parte das profissões do futuro ainda nem existem…

Nesta discussão, é interessante lembrar que digitar telegrama já foi uma profissão, que foi extinguida pelo e-mail que barateou a comunicação e criou outros tipos de emprego, na área de TI.

E no Brasil como está funcionando esta tendência de autoatendimento?

Algumas redes já oferecem locais onde você mesmo se atende, passa os produtos e paga com cartão de crédito ou débito. Mas, ainda não existe nenhum lugar onde o atendimento seja completamente sem funcionários.

Um exemplo de como isso já faz parte da nossa realidade e nem nos demos conta ainda: Veja as compras que você faz na internet e recebe por correio ou retira na loja, quem lhe ajudou a comprar? Você provavelmente fez tudo sozinho, então você já experimentou o autoatendimento.


Veja também:


Conclusão

Enfim, neste artigo você pode ver as novidades do novo supermercado Amazon, que embora ainda não tenha chegado no Brasil já está dando o que falar. Gostou da novidade? Comente conosco sua opinião e compartilhe com os amigos também!