Teste coronavírus: Startup desenvolveu exame de apenas 10 minutos

Publicidade
Publicidade

A Hi Technologies é uma Startup de Curitiba que criou a solução Hilab, um pequeno dispositivo que faz exames laboratoriais diversos, com praticidade e eficácia. Por ser pequeno e fácil de transportar, o Hilab pode ser utilizado até mesmo em lugares remotos e de difícil acesso, ou até mesmo para soluções medicas rápidas.

O diagnóstico pode ficar pronto em apenas 10 minutos, o que de fato é bem interessante, já que em alguns hospitais o resultado está demorando semanas a fio. Inclusive, já houveram diversos casos em que a pessoa até mesmo morreu com sintomas de pneumonia sem saber se de fato havia alguma influência do Covid-19.

O teste poderá ser feito em farmácias, para que os estabelecimentos possam ter o Hilab é necessário fazer uma solicitação. Além do equipamento portátil é necessário adquirir o soro para realização do exame. O custo por teste é de cerca de R$ 130 reais por usuário, mas a empresa está trabalhando para diminuir o valor.

Ao redor do mundo, já morreram cerca de 5 mil pessoas desde dezembro, a Hilab quer trazer uma solução que irá acelerar o diagnóstico e evitar o contágio dos infectados.

Publicidade

Como funciona o Teste Coronavírus da Hilab?

De forma muito simples, parecido com o teste de diabetes, são colhidas algumas gotas de sangue na ponta do dedo (uma pequena agulha fura a pele). Depois é só inserir a coleta no dispositivo Hilab.

Publicidade

A tecnologia de inteligência artificial (IA), e a internet das coisas (IoT), construída com a parceria da Microsoft e Intel, faz com que o Hilab faça o exame em poucos minutos. O mais interessante é que assim que o laudo fica pronto é imediatamente enviado por e-mail ou SMS do paciente, ou impresso no lugar que realizou o exame.

Além disso, o Hilab pode fazer exames que detectam HIV, dengue, zika, colesterol, hepatite e glicemia. Todos eles identificados em minutos e por uma fração do preço dos exames em laboratórios tradicionais.

O método é inovador, por que apenas com algumas gotas de sangue e técnicas de Imunocromatografia e Colorimetria é possível ter um resultado rápido e barato, se comparado a clínicas particulares em geral.

Interessante dizer que embora se trate de uma startup, o Hilab pertence a Hi Technologies que trabalha a mais de 14 anos exercendo a missão de “reinventar e humanizar a tecnologia médica”.


Veja também:


Conclusão

Enfim, neste artigo você pode ficar por dentro de um novo Teste Coronavírus que fica pronto em 10 minutos e pode facilitar muito o diagnóstico dos pacientes. Gostou da novidade? Compartilhe com os amigos também!