UBER terá restrições para limitar jornada de trabalho do motorista

Publicidade
Publicidade

O aplicativo do UBER terá uma novidade para os próximos dias: pausa obrigatória de 6 horas diárias para todos os motoristas.

Ao atingir uma jornada de trabalho de 12 horas em um único dia, automaticamente o aplicativo do condutor será bloqueado, sendo que ele só poderá voltar a ficar online e receber novas notificações de viagem após uma pausa obrigatória de 6 horas.

A novidade foi anunciada pela empresa nesta última quarta-feira dia 04, porém, para os clientes que usam o aplicativo nada muda.

UBER já usa esse recurso em outro países

Essa novidade que está prevista para chegar ainda essa semana no Brasil já é usada pela empresa em alguns outros países. De acordo com a própria organização, a medida visa reforçar o Maio Amarelo.

Publicidade

Essa é uma campanha sobre a conscientização da segurança no trânsito. E quando um motorista dirige por mais tempo do que seu corpo aguenta, pode inclusive colocar em risco a vida de outras pessoas.

Publicidade

Além disso, isso vai de encontro com a legislação trabalhista do país que também não permite jornadas superiores à 12 horas por dia. Com isso, todo mundo sai ganhando: o motorista que terá o descanso merecido e os clientes que estarão mais seguros.

Funcionamento do aplicativo

O aplicativo que hoje é acessado pelos condutores passará, portanto, a ter um contador online na tela para facilitar o acompanhamento do motorista.

Na medida em que o limite de 12 horas vai se aproximando, ele receberá notificações para se organizar para o fim da sua jornada de trabalho. Essa medida evitará que motoristas prolonguem demasiadamente seu expediente.

Quando isso ocorre, o condutor acaba colocando em risco sua própria integridade física bem como a do passageiro. Isso sem contar, que aumentando as chances de acidente também poderá colocar em risco a vida de outros motoristas.


Veja também:


Redução da jornada também evitará o uso de contas compartilhadas no UBER

Uma das regras de cadastro mais rigorosa do aplicativo é a proibição do compartilhamento da mesma conta. Inclusive isso está descrito nos termos de uso pelo serviço.

Em virtude da alta taxa de desemprego do Brasil, em uma mesma família existem mais do que uma pessoa que revezam o volante para manter o carro rodando praticamente 24 horas por dia.

Com essa medida, atitudes  assim passarão a ser coibidas, sendo que será necessário, portanto mais do que um carro por família, além de cada motorista ter que fazer um cadastro separado no aplicativo.

Embora à princípio a decisão possa prejudicar algumas famílias que trabalham nesses moldes, ela vem fortalecer a segurança do trânsito, bem como procurar estar mais condizente com a legislação brasileira.

Apesar dessa ser uma saída para muita gente sair do aperto é preciso pensar que o trânsito é coisa séria, e que um carro girando 24 horas por dia pode apresentar maiores chances de dar problemas mecânicos por exemplo.

E você o que achou desta novidade? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe essa notícia com seus amigos nas redes sociais.