Melhores CDBs
Quando decidimos investir o nosso dinheiro, procuramos encontrar alternativas que sejam rentáveis e ao mesmo tempo seguras. Até porque, muitas vezes em busca por rentabilidade acabamos perdendo o nosso suado dinheirinho.
Isso acontece quando decidimos aplicar em renda variável, como ações na Bolsa de Valores, por exemplo. Geralmente a rentabilidade desses investimentos costuma variar tanto para baixo quanto para cima, o que exige um conhecimento mais profundo.
No entanto, uma boa alternativa de investimento é o CDB. Ele é um fundo de renda fixa que é garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito e por isso não expõe o investidor ao risco. Contudo, a rentabilidade desse título varia de banco para banco.
Como funciona o investimento em CDB?
O investimento em CDB pode ser feito em qualquer banco, desde que ele ofereça esse produto para o cliente. A sigla é a abreviação de Certificado de Depósito Bancário, e por isso é um título emitido pela própria instituição.
Sendo assim, quando alguém faz um investimento em CDB, está emprestando dinheiro para o banco. E esse dinheiro é garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito que cobre até R$ 250 mil. Ou seja, se o banco falir, você é ressarcido.
A rentabilidade do CDB normalmente é dada em um percentual sobre o CDI, que é a sigla de Certificado de Depósito Interbancário. O CDI corresponde a taxa que é cobrada pelos empréstimos feitos de um banco para outro.
Normalmente a taxa do CDI é muito parecida com a Taxa Selic. Para entender a rentabilidade do CDB, vamos dar um exemplo. Imagine que o CDI seja de 5% ao ano. Se um determinado CDB rende 200% do CDI, ele vai render 10% ao ano.
Veja também:
- Saiba como conseguir o dobro de pontos no programa Esfera do Santander
- Cartão de crédito Trigg faz homenagem ao seriado Friends
- Conheça o cashback do cartão do BTG+ que permite fazer investimento
Como investir em CDB?
Quando a Taxa Selic está alta, dificilmente um CDB consegue render 100% do CDI. No entanto, quando ela está baixa, como no atual momento, o CDB consegue ter uma rentabilidade igual ou até superior que o CDI.
Por isso, quando você quiser fazer um investimento seguro em CDB precisa avaliar quantos % ele está rendendo do CDI. Isso varia muito de banco para banco. Também varia o prazo de resgate da aplicação.
Ou seja, existem aplicações em CDB que o prazo de resgate é automático, isso quer dizer que você pode resgatar a aplicação a qualquer hora e que terá uma rentabilidade diária sobre o valor aplicado. No entanto, existem CDB´s que possuem prazo de resgate maiores, e se você usar o dinheiro antes desse prazo, perderá a rentabilidade.
Quais são os CDB´s mais rentáveis do mercado?
O CDB mais rentável do mercado atualmente é o da carteira 99Pay. Ele conta com um rendimento de 220% do CDI. Na sequência vem o CDB do PagBank que rende 200% do CDI. E na terceira posição vem o PicPay que rende 150% do CDI.
No entanto, é preciso esclarecer que o CDB do PicPay não tem a cobertura do FGC, todavia, ele possui liquidez diária. Ou seja, você pode fazer o resgate da aplicação a qualquer momento sem perder a rentabilidade.
Já o PagBank oferece diversas opções, sendo que a rentabilidade da aplicação varia de acordo com o prazo de resgate dela. Dessa forma, é possível inclusive fazer tanto aplicações de curto prazo quanto aplicações de longo prazo.
Agora que você já sabe quais são as melhores opções para investir em CDB, é só escolher aquela que você achar mais conveniente. Viu só como não é difícil investir em um título de renda fixa? Inclusive, essa é a forma mais segura de aplicar o seu dinheiro.
Se gostou deste artigo não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.