XP Investimentos
Uma nova plataforma de educação financeira e empreendedorismo está sendo lançada pela XP Investimentos para atrair clientes.
Há 18 anos atrás, em 2002, os sócios Guilherme Benchimol e Marcelo Maisonnave, criaram as primeiras aulas sobre administrar uma carteira de ações e ganhar dinheiro no mercado de capitais.
Essa foi a saída que eles encontraram para atrair clientes para a XP Investimentos que na época tinha apenas um ano de vida. Devido à falta de tecnologia naquele tempo, os cursos eram bastante improvisados.
Alguns chegavam a ser realizados em salões de festas. Mas, a empresa chegou longe. Hoje, ela tem mais de 2 milhões de clientes, R$ 385 bilhões de ativos, e está avaliada em US$ 26 bilhões, após a abertura do seu capital em dezembro de 2019, na Nasdaq.
A XP Investimentos voltando às origens
Após um bom tempo somente atuando como corretora, a empresa está voltando às suas origens. Na última segunda-feira (22), foi anunciado o lançamento da XPEED, que é um novo braço de operações do grupo na área de educação financeira e empreendedorismo.
De acordo com Benchimol, o propósito da educação financeira foi se perdendo com o tempo dentro da organização. No entanto, diante de uma das maiores adversidades, ele entende que é o momento de ensinar as pessoas.
A inspiração veio através de modelos de instituições como Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Harvard. Para coordenar a área que está sendo construída há aproximadamente um ano, a XP contratou a executiva Izabella Mattar.
Ela tem passagens pela Fundação Estudar, de Jorge Paulo Lemann e também pela Tarpon Investimentos. Ademais, ela é uma das cofundadoras do movimento RenovaBR.
Izabella ressalta que agora a empresa está olhando para a educação de maneira mais ampla quando comparado ao passado. Existe um imenso desafio para a educação financeira no país.
Por isso, um dos objetivos da empresa é atender diversos tipos de perfis de pessoas, que tenham conteúdos e linguagens diferentes em cada escola.
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A ideia da XP Investimentos é ampliar o leque
Por meio da plataforma XPEED, um dos principais objetivos da XP é ampliar o leque de atuação. Por isso, a plataforma já nasce com 30 cursos online que são divididos em 3 linhas: educação financeira, investimentos e trading.
Além dessas três frentes, uma nova linha será trabalhada no final de julho que é a escola de empreendedorismo. O lançamento desta quarta frente será com uma aula magna de Benchimol.
Embora o formato adotado inicialmente seja 100% a distância, a empresa não descarta um formato presencial no médio e longo prazo.
Os cursos oferecidos irão variar desde modelos gratuitos de curta duração, até MBA com valor aproximado de R$ 17 mil. A MBA será voltada para profissionais que queiram desenvolver uma carreira no mercado financeiro.
A escola de educação financeira irá conter os cursos mais básicos, e irá abordar temas como gestão de orçamento familiar, autoconhecimento financeiro e controle de gastos.
Por outro lado, a linha de investimentos, irá abordar tópicos sobre renda fixa, renda variável assim como investimentos alternativos.
Por fim, o segmento de trading será para profissionais que queiram seguir carreira no mercado financeiro, pois ele irá ensinar sobre como operar no mercado de capitais.
A escola de empreendedorismo que será lançada no final de julho irá combinar conteúdos de parceiros com a participação de executivos da XP, além de casos práticos da trajetória da própria empresa.
Ofertas de MBA serão de alto nível
Os cursos de MBA que serão oferecidos pela XP irão formar assessores de investimentos. Ao todo o pacote inclui três cursos que serão ministrados em parceria com a Ibmec. Serão eles: broker global, investimentos e private banking, ações e stock picking.
Benchimol destacou que a plataforma é um passo que a XP está dando para desafiar os bancos tradicionais e se diferenciar dessas instituições.
Além da XP outra grande empresa também está de olho neste mercado: a Empiricus Research, que está desenhando uma parceria com uma empresa para vender MBAs online de finanças.
Neste momento de crise, muitas pessoas estão procurando mais conteúdos sobre educação financeira, e por isso as instituições estão de olho neste mercado potencial.
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