Coronavírus: YouTube lança seção com fontes confiáveis contra fakenews!

Publicidade
Publicidade

O YouTube pensando em toda a sua comunidade começou na última sexta-feira (20) a destacar vídeos sobre o coronavírus. A ideia é filtrar as notícias.

Diante da pandemia que vem se espalhando rapidamente por todo o mundo, o YouTube decidiu então destacar alguns vídeos com objetivo de levar conteúdo confiável sobre o coronavírus para toda a sua comunidade.

Os vídeos serão divulgados por veículos de comunicação de 16 países. O aplicativo pode ser acessado por smartphones, tablets e até mesmo no próprio PC ou Notebook.

Um momento que jamais será esquecido

Estamos vivendo um momento histórico da humanidade. Há mais de cem anos o mundo não via nada parecido. A última pandemia que se espalhou com tamanha força por quase todos os países foi a Gripe Espanhola em 1918.

Publicidade

Ainda não se sabe qual será o tamanho do prejuízo econômico gerado pelo vírus. Todavia, estima-se que o recesso mundial é inevitável neste ano de 2020. É justamente por isso que os veículos de comunicação estão começando a aumentar a preocupação com os conteúdos que estão sendo lançados na internet.

Publicidade

Diante de uma situação desconhecida, muitos áudios falsos estão vazando nas redes sociais, alguns levando uma tranquilidade baseada em falso argumentos, outros levando o pânico com previsões catastróficas.

Em um momento tão difícil como esse, os veículos de comunicação bem como as redes sociais têm um papel fundamental na sociedade. Por isso é imprescindível que haja um filtro nos conteúdos para que a informação correta seja a mais democrática possível.

O YouTube já está fazendo a sua parte, no entanto ainda não foi divulgada a lista de 16 países onde o conteúdo será lançado.


Veja também:


YouTube no Brasil já vinha destacando notícias sobre o coronavírus

No Brasil, o YouTube já vinha fazendo diversos vídeos para levar conteúdos sério e de qualidade para os espectadores.

É importante enaltecer que a novidade ajuda a coibir notícias falsas. Nesse momento, é preciso de um empenho de todos: empresário, governo, sociedade civil, especialistas, para que o conteúdo levado seja realmente válido.

Notícias falsas só colaboram para levar a desinformação prejudicando inclusive o trabalho sério que está sendo feito por todas as autoridades. Esse não é um momento de brincadeiras, nem tampouco para ser desprezado.

Estamos diante de algo desconhecido, inusitado. Até o momento ainda não sabemos a real gravidade dessa epidemia. Não sabemos quantos casos o Brasil terá, qual será a taxa de mortalidade nem o real impacto econômico que recairá sobre nós.

Ademais, uma das maiores preocupações está relacionada ao nosso serviço de saúde. Acredita-se que pode ocorrer uma sobrecarga no sistema, o que levaria inevitavelmente muitas pessoas a óbito.

A seriedade da situação exige a seriedade da informação. É justamente por essa razão que as autoridades estão realmente preocupadas assim como os maiores veículos de comunicação do nosso país.

Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe essa notícia com seus amigos nas redes sociais.