O Pânico tomou conta da sociedade, as autoridades pedem para que as pessoas somente saiam de casa em caso necessário. E como fica o atendimento bancário com o alastramento do coronavírus?
Embora os bancos digitais já tenham ganhado muito espaço nos últimos anos, ainda há muitas pessoas que procuram as agências bancárias para realizar diversos serviços, como saques, depósitos e até pagamento de boletos atrasados.
Por isso há uma grande preocupação sobre como ficará o atendimento bancário nos próximos dias no país. Por enquanto o atendimento é mantido normalmente, mas o coronavírus apenas está chegando no Brasil.
Situação do coronavírus no mundo
O coronavírus teve seus primeiros casos registrados na China em Dezembro do ano passado. Não demorou muito para o país tornar-se o epicentro da doença que só foi minimizada com quarentena e isolamento.
Ignorando o fato, a Europa continuou normalmente sua vida, e em pouco tempo os italianos se viram diante de algo que jamais imaginariam: um surto sem precedentes de coronavírus. A situação se alastrou para outros países da europa como a Espanha.
Não demorou para que os primeiros casos fossem detectados na América Latina. Diversos países decidiram então fechar suas fronteiras. No Brasil a situação também não é diferente, e por isso o governo tenta criar medidas para evitar que o país chegue na situação dos países europeus.
Aqui os casos confirmados ainda são poucos, porém a recomendação é que as pessoas evitem locais fechados e com aglomeração de pessoas. O ideal é o isolamento social e isso impacta diretamente a vida financeira da população.
Veja também:
- Coronavírus: Notas de dinheiro podem disseminar ainda mais a doença!
- O App Coronavírus – SUS / BR, vai ajudar também o Panamá, Argentina e Equador
- Coronavírus faz ANATEL cobrar operadoras por medidas na internet
Atendimento dos bancos neste momento
Seguindo as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde, os bancos estão procurando alertar os seus clientes para procurar usar ao máximo os aplicativos móveis, o internet banking e os caixas eletrônicos, evitando assim aglomeração dentro das agências bancárias.
O Banco do Brasil alertou em seu site sobre a possibilidade de usar o aplicativo e os canais digitais para colaborar com as autoridades e evitar o contágio. No entanto, o banco ainda está funcionando normalmente.
Caixa Federal, Bradesco, Itaú e Santander mandaram mensagens para seus clientes recomendando que usem os canais eletrônicos. Além disso, o Santander também fez uma cartilha para seus funcionários ensinando como eles devem proceder.
A FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) recomenda que sejam usados mais canais digitais dos bancos para se evitar aglomerações. Inclusive a instituição emitiu uma cartilha com diversas informações sobre os canais digitais oferecidos pelo banco. A cartilha está disponível neste link.
Se o processo de digitalização dos bancos já estava em curso nos últimos anos, após essa pandemia certamente os bancos digitais saírão mais fortalecidos.
Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe essa notícia com seus amigos nas redes sociais.