A influência do Nubank no mundo das fintechs brasileiras

Estamos vivendo um tempo de transformações. A evolução digital trouxe um novo mundo de possibilidades. O pioneiro de tudo isso? Nubank. A fintech é uma verdadeira influência nesse mundo digital.



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Nubank

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Hoje, se você perguntar para muita gente, qual primeira fintech vem na sua cabeça? É bem provável que várias pessoas vão responder Nubank. Mas por que ele ganhou tanta notoriedade neste mercado? Qual é a fórmula desse sucesso?

Talvez seja a inquietação que está na alma do negócio. Afinal, o Nubank nasceu com o propósito de mudar a cara do sistema bancário brasileiro que sempre foi conhecido por ser altamente burocrático e ineficiente. O primeiro produto? O roxinho.

Aos poucos a fintech começou a amadurecer no mercado e novos produtos foram surgindo, depois do cartão roxinho veio a conta digital, empréstimo, conta PJ, seguro de vida, abertura no México, na Colômbia e por aí vai.

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A mudança de visual ao longo da história

Desde o ano de 2013, o Nubank vem se mostrando uma fintech inquieta que veio para mostrar personalidade. Por isso, de tempos em tempos, a instituição dá um retoque na sua cara. E isso cria identidade com seu público.



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Hoje o Nubank é visto como uma fintech moderna, arrojada e cheia de personalidade. Por isso, o roxinho tornou-se um dos queridinhos das pessoas. Ter um cartão Nubank não é apenas ter um limite para gastar, é ter um estilo de vida.



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Portanto, o segredo para o sucesso da instituição está aí: ela chegou oferecendo um estilo de vida para os seus correntistas. Deu certo. Aliás, deu tão certo que hoje ela é uma das maiores fintechs do mundo e o maior banco digital do Brasil.


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As novas mudanças de visual

Bom, como eu disse, durante os anos o Nubank foi mudando o seu visual, na medida em que ganhava maturidade no mercado. E agora chegou a vez da sua marca ganhar um retoque especial, mais humanizado.

O roxo está um pouco diferente, com uma logo mais marcante, formas mais suaves e uma marca que reflete o novo momento da fintech. Ou seja, as novas curvas que formam o “nu” procuram refletir o lado humano da instituição.

De acordo com a própria empresa, a fluidez do logo também melhorou. Agora ficaram como se fossem duas fitas viradas, representando um movimento que não acaba nunca. Assim como a nossa evolução durante a vida.

A influência do Nubank no mundo das fintechs

O Nubank está deixando o seu logo mais minimalista, suave e fluído, representando assim os valores que traz. O que isso quer dizer? Que o estilo de vida que ele proporciona para as pessoas será ainda mais ressaltado.

Isso abre caminho para as outras instituições seguirem a mesma trajetória. Ações afirmativas, movimentos em busca de mais diversidade em cargos de liderança, empoderamento feminino, são inspirações que o Nubank está deixando na sua trajetória e influenciando outras fintechs no mercado.

Hoje em dia, quando uma nova startup surge, ela costuma deixar bem claro o seu propósito. E isso cria uma identidade maior com o público-alvo. E o Nubank foi uma das instituições que deixou isso claro, em um mercado que era frio e distante do seu público.

O futuro das fintechs no Brasil

Acredito que o futuro será cada vez mais centrado na experiência do cliente. O mercado financeiro será cada vez mais humanizado, apesar de se tornar cada vez mais digital. Parece um pouco irônico até, mas é o que estamos presenciando.

Quanto mais a digitalização vai avançando no mundo financeiro, mais humanizado ele está se tornando, com startups e fintechs que já nascem com propósitos bem definidos e alinhados, sempre com o cliente no centro do negócio.

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