7 aplicativos oficiais do governo que podem te ajudar muito



Anúncios



Publicidade

Os smartphones vieram para facilitar a nossa vida. E você sabia que existem diversos aplicativos oficiais do governo que podem te ajudar muito no dia a dia?

Desenvolvidos pelos diversos ministérios e autarquias do governo, os aplicativos permitem solicitar programas de aposentadoria, seguro desemprego, regularizar dívidas de pessoas jurídicas e físicas, dentre outros serviços.

Também é possível fazer investimentos em títulos públicos do tesouro ou até mesmo acessar multas de trânsito e fazer o pagamento com desconto. Quer saber mais? Então vem com a gente neste artigo.

Caixa Auxílio Emergencial, um dos aplicativos oficiais do governo

Visando minimizar os efeitos causados pelo coronavírus na economia, o governo federal anunciou que irá ajudar os profissionais informais e autônomos.



Publicidade

Dessa forma, será repassado para essas pessoas uma ajuda emergencial no valor de R$ 600,00 durante os próximos três meses. E para se cadastrar no programa, o profissional pode baixar o aplicativo Caixa Auxílio Emergencial.



Anúncios

Nele é possível fazer o cadastro, enviar e acompanhar a situação. Enaltecendo que é bastante fácil e prático o seu manuseio.

Meu INSS

Esse é um aplicativo da central de serviços do Instituto Nacional do Seguro Social. Por meio dele é possível ter acesso a diversas informações como: atendimento, agendamento e solicitação sobre aposentadoria, salário-maternidade, auxílio-doença, dentre outros programas da previdência social.

No entanto, para ter acesso a essas informações é necessário fazer um cadastro com nome completo, CPF, telefone e e-mail. Um dos pontos interessantes do aplicativo é que é possível fazer o pedido de aposentadoria pelo celular.

Ademais, o interessado também pode acessar extratos de pagamento e contribuição, agendar perícia, pedir pensão e acessar o informe de rendimentos para a declaração do imposto de renda.


Veja também:


Coronavírus SUS, um dos mais novos aplicativos oficiais do governo

Esse é um aplicativo do ministério da saúde que funciona como uma central de informações confiáveis sobre o vírus que vem balançando o mundo todo.

No app é possível acessar as últimas notícias do ministério da saúde para ficar por dentro dos avanços do governo no combate à pandemia de Coronavírus. Também é possível conferir os postos de saúde mais próximos do cidadão.

Um outro serviço disponível no aplicativo é o cadastro dos sintomas para saber se a pessoa está com um possível caso de coronavírus. Interessante não?

Tesouro Direto

Para quem deseja realizar investimentos diretamente do celular, o aplicativo do Tesouro Direto é uma excelente opção.

Nele é possível acompanhar os números, extrato, bem como consultar taxas e resgatar valores rapidamente e de forma segura. Ademais, também é disponibilizado na plataforma gráficos com a evolução da rentabilidade dos títulos do investidor no longo prazo.

O investidor também pode fazer simulações do título e ver qual é o que mais combina com o seu perfil de investimento. O app conta com um assistente virtual que explica como investir, comparando o tesouro com outros investimentos.

ENEM, um dos aplicativos oficiais do governo

O aplicativo do ENEM é, portanto, indispensável para os estudantes. Ele reúne, dessa forma, informações cruciais sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, onde o estudante pode acessar o cronograma de provas, ler notícias sobre a aplicação do exame e também encontrar o seu local da prova.

Esse aplicativo foi, desse modo, desenvolvido pelo INEP, um órgão vinculado ao Ministério da Educação. Lembrando que após o exame, também é possível consultar o gabarito e o resultado individual separado por conteúdo.

SNE Detran

O SNE é um aplicativo onde o motorista consegue ver todas as multas de trânsito registradas no seu veículo. Além disso, ele pode ter acesso aos boletos para fazer o pagamento das infrações.

Uma das vantagens do app desenvolvido pelo Denatran, é que o usuário pode, portanto, ter acesso a descontos que chegam em até 40% do valor da multa. Para fazer o cadastro é bastante simples, sendo necessário apenas preencher alguns dados pessoais.

Viva Bem

Para finalizar a lista não poderíamos deixar de falar do Viva Bem que tem por objetivo reunir informações sobre a saúde do usuário.

No aplicativo o cidadão pode receber exames realizados pelo SUS, reunir contato médico, criar alertas para lembrar a hora de tomar remédios, e registrar todos os medicamentos que precisa tomar, inclusive listando os efeitos colaterais.

Fora isso, o usuário também pode saber os horários de consultas médicas e os dias que deverá tomar vacinas previstas. Isso sem contar as notícias publicadas por profissionais que podem ser acompanhadas diariamente.

Gostou de saber um pouco mais sobre os aplicativos oficiais do governo? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe essa notícia nas redes sociais.