Coronavírus: Como adiar a prestação do financiamento da casa própria?



Anúncios



Publicidade

Diante da pandemia de coronavírus que se instalou no mundo, muitas pessoas acabaram perdendo a fonte de renda. Por conta disso, bancos privados e estatais estão procurando criar estratégias para ajudar os seus clientes.

Esse é o caso da Caixa Econômica Federal que está adiando por dois meses o pagamento das prestações da casa própria. A solicitação pode ser feita por meio do aplicativo do banco e foi anunciada na quinta-feira (19).

Com essa decisão o banco espera aliviar o bolso das famílias e das empresas durante o período da pandemia de coronavírus. Até o dia 23/03 mais de 100 mil clientes da Caixa formularam os pedidos para a pausa nas parcelas.

Quem pode solicitar a pausa na prestação?

De acordo com o próprio banco, podem solicitar o benefício todos os clientes com contratos habitacionais tanto pessoas físicas quanto empresas que estejam com as prestações em dia ou com atraso de no máximo dois meses.



Publicidade

O benefício também inclui os clientes que financiaram a casa através do programa “Minha casa, Minha vida”, que é um programa voltado para a população de baixa renda.



Anúncios

Contudo, é importante esclarecer que quem utiliza o saldo do FGTS para reduzir o valor das parcelas mensais, não poderá solicitar a pausa por dois meses.

Fora isso, a caixa também está estendendo o benefício para casos onde há empréstimo com imóveis em garantia, o chamado home equity. Todavia, nesse caso para solicitar a pausa de dois meses é necessário que o cliente já tenha pago no mínimo 11 prestações.

Como as parcelas não precisam ser pagas logo após o término da pandemia, elas serão incorporadas ao saldo devedor, devendo ser pagas no futuro. 


Veja também:


Como solicitar a pausa durante o coronavírus?

Como já antecipamos, a pausa pode ser solicitada através do Aplicativo Habitação Caixa. Ao abrir o aplicativo é necessário clicar na opção “solicitar pausa emergencial”. Feito isso será necessário realizar o login.

Posteriormente é preciso ler as orientações e clicar em próximo, então será necessário informar o celular e autorizar a Caixa a enviar um SMS sobre a solicitação. Feito tudo isso basta então clicar em “solicitar pausa”.

Para quem não possui familiaridade com o aplicativo, a solicitação da pausa pode ser feita pelo WhatsApp (0800-726-8068), ou pelo telesserviço nos telefones 3004-1105 para quem mora em capitais e regiões metropolitana e 0800-726-0505 para demais cidades, apertando a opção 7.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00, sendo esses canais exclusivo para pessoas físicas. No caso de pessoas jurídicas, é preciso entrar em contato com o gerente para solicitar a pausa.

Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe essa notícia com seus amigos nas redes sociais.