Auxílio Emergencial: Caixa lança site e aplicativo para cadastramento



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O auxílio emergencial para MEI´s, profissionais autônomos e informais foi disponibilizados pelo governo na última semana, e o cadastramento está disponível à partir de hoje pelo aplicativo e site da Caixa Federal.

Para quem é beneficiário do bolsa família, está no Cadastro Único, contribui com o INSS como autônomo ou é MEI, não é necessário preencher este cadastro. Basta apenas aguardar as orientações do governo.

Quem não está no CadÚnico pode fazer o cadastramento pelo site ou pelo aplicativo “CAIXA | Auxilio Emergencial”. É importante esclarecer que diversos aplicativos falsos estão sendo lançados, e por isso é importante se certificar se o aplicativo é realmente o verdadeiro.

Quem poderá solicitar o benefício?

A solicitação do benefício poderá ser feita por pessoas maiores de 18 anos que não tenham emprego formal e que não recebam benefício previdenciário como aposentadoria e pensão, benefício assistencial como BPC, seguro-desemprego ou que sejam contemplados com programa de transferência de renda com exceção ao Bolsa família.



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Ademais, os beneficiários não podem ter recebido rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,50 no ano de 2018. Para quem recebe meio salário mínimo (R$ 522,50) ou até três salários mínimos familiar também terá direito ao benefício.



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O benefício será pago para até duas pessoas da mesma família desde que ambos atendam os requisitos acima citados. Lembrando que o trabalhador intermitente que estiver com o contrato inativo também tem direito a receber o benefício.


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Como fazer o cadastro para receber o auxílio emergencial?

Para preencher o cadastro e se inscrever, é necessário acessar o site https://auxilio.caixa.gov/#/inicio ou baixar o aplicativo “CAIXA | Auxilio Emergencial” disponível tanto para iOS quanto Android.

Depois é preciso preencher um formulário com nome, CPF, data de nascimento e o nome da mãe e aguardar a confirmação. Por fim, tanto no site quanto no aplicativo é possível acompanhar a situação da inscrição.

De acordo com o próprio governo, o pagamento começará a ser feito 48 horas após o cadastramento. O dinheiro irá, dessa forma, cair em uma poupança digital que será aberta no nome do beneficiário.

Depois, o dinheiro poderá ser transferido para uma conta bancária no nome do beneficiário sem nenhum custo para o mesmo. Para quem não tem conta em banco, o saque poderá ser feito em qualquer casa lotérica. Em caso de dúvidas, é possível ligar no número 111.

Esse é um auxílio emergencial disponibilizado pelo governo federal durante a pandemia de coronavírus e tem caráter provisório de três meses.

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