PIX: vários bancos já estão fazendo pré cadastro, fique por dentro

O lançamento da nova plataforma de pagamentos Pix, promete mudar completamente a maneira como lidamos com o dinheiro. Vários bancos já oferecem o pré-cadastro.

Publicidade
Publicidade

PIX

pix

Está chegando o dia do lançamento do PIX. E por conta disso, mais bancos estão abrindo o pré-cadastro para que todos estejam prontos para esse dia.

A última instituição a abrir o cadastro foi o Bradesco. O Banco atualizou o seu aplicativo de internet banking para que os clientes cadastrem o CPF, número de celular ou e-mail como chaves de transferência.

O Banco Original também está fazendo um processo semelhante. No entanto, lá os cadastros estão sendo feitos por chatbot.

Já o Banco do Brasil está convidando os clientes a atualizarem o cadastro. A expectativa é que em novembro grande parte das pessoas já estejam preparadas para usar o PIX.

Publicidade

Para que funciona a chave do PIX?

A chave do PIX irá permitir muito mais facilidade nas transferências. Basta apenas fornecê-la para receber dinheiro na conta bancária.

Publicidade

Portanto, os TED´s e DOC´s estão com os dias contados. Afinal, com o PIX não será preciso informar agência e conta. Sem contar que tudo será feito gratuitamente.

No sistema do Banco Central o cadastro dessas chaves será realizado a partir do dia 05 de outubro. E a partir de 16 de novembro tudo já pode ser feito pelo PIX.

Por isso, os bancos já estão se antecipando. O aplicativo do Bradesco, por exemplo, já está recebendo a opção PIX no menu principal.

Dessa forma, ao tocar nesse botão você pode fazer o pré-registro das suas chaves. Você escolhe o CPF vinculado ao cadastro no banco e o número do celular.

Será então enviado um código de confirmação via SMS para este número. Assim que informá-lo, será confirmada a sua chave.


Veja também:


Bancos já começaram os cadastros para o PIX

O Banco Original é outro que também está realizando o pré-cadastro. Mas diferente do Bradesco o atendimento está sendo através de chatbot.

Ao abrir o aplicativo será preciso, nesse caso, tocar no menu ajuda. Assim você receberá uma mensagem da assistente virtual sobre o PIX.

Ela vai explicar o que são as chaves e avisar que cada conta de pessoa física poderá ter até cinco chaves.

Então você será convidado a confirmar sua intenção de registro do CPF e do número do celular como chaves para a conta Original.

O Banco do Brasil também está com uma página dedicada ao PIX. No entanto, a instituição não está fazendo o pré-cadastro de fato.

Por enquanto está sendo apenas solicitado que os clientes atualizem os dados pessoais associados à conta.

Outras fintechs estão realizando pré-cadastro

Além dos bancos tradicionais como Nubank, Inter, Santander, Bradesco e Banco do Brasil, outras fintechs também já começaram o pré-cadastro.

Uma delas é o Mercado Pago. Lá existe a opção em um card na página inicial do aplicativo. É só clicar nele e depois em “Fazer pré-cadastro”.

Você poderá então confirmar que seu CPF ficará associado à conta de pagamento. Lembrando que cada dado pessoal poderá ser vinculado a apenas uma conta no Banco.

Por exemplo, se você tem três contas, poderá vincular o CPF em uma, o e-mail em outra e o número do seu celular em outra.

Como as chaves do PIX possuem portabilidade, isso está gerando uma disputa dos bancos pelo cadastro dos clientes. 

Pois você pode por exemplo, descadastrar o seu CPF do Santander e cadastrá-lo no Bradesco. Nesse caso, as pessoas irão continuar precisando apenas do seu CPF para transferência.

No entanto, o dinheiro deixa de cair na conta do Santander e passa a cair na conta do Bradesco. Por isso, a corrida pelos cadastros.

Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe esta notícia com seus amigos nas redes sociais.