BBB 2021 está chegando – O que o vencedor precisa saber sobre educação financeira?

Prêmio milionário do BBB21: equilíbrio, diversificação, bom senso e não ser precipitado são qualidades importantes para trazer estabilidade à vida financeira.



Anúncios



Publicidade

Educação financeira e BBB21

BBB 2021 está chegando - O que o vencedor precisa saber sobre educação financeira?

Normalmente quando se fala em um grande prêmio, há aqueles que já pensam em como vão gastar, e outros no valor que renderia na poupança. Acredite, nem uma coisa nem outra, descubra a seguir quais são as melhores opções.

Equilíbrio, diversificação, bom senso e não ser precipitado são qualidades importantes para trazer estabilidade à vida financeira. Não é incomum que alguns que tenham um grande prêmio, mais devagar ou mais rápido, comecem a corroer o valor e perder padrão de vida. 

Isto acontece porque as pessoas não consideram o efeito do tempo no dinheiro. Às vezes, acontece de se empolgarem demais e gastar mais do que de fato podem sustentar ao longo dos anos. Este é um erro que prejudica as finanças como um todo.

Talvez você pense que está longe de ter um prêmio, seja do BBB 2021, ou de uma loteria. Mas, estas dicas e princípios são importantes para outras questões financeiras.



Publicidade

Entenda, é necessário agir de forma a obter uma vida financeira saudável, seja ao solicitar empréstimo, fazer financiamento e tantas outras questões cotidianas. 



Anúncios

Outro erro é pensar que utilizar o dinheiro para comprar um bem durável, como casa, e investir em um único negócio, vai funcionar por si só. Na verdade, isto já é melhor do que colocar o dinheiro na poupança, mas ainda não é o ideal.

Confira a seguir algumas dicas para lidar com finanças de forma prudente, obtendo mais estabilidade e fazendo investimentos rentáveis.


Veja também:


Diversificação com equilíbrio ajudará o ganhador do BBB 2021 a obter estabilidade

Uma das principais regras de investimento, para evitar problemas financeiros e alcançar mais estabilidade, é a diversificação. Investir de uma única forma, em um só ramo, pode ser perigoso.

A diversificação protege o investidor de problemas internos da empresa, como uma possível quebra ou mau desempenho de determinado setor. 

Além disso, a diversificação é importante para garantir estabilidade ou menores perdas em momentos de recessão e expansão econômica. Embora seja complexo alcançar uma diversificação para agentes externos como a economia, é importante ter essa necessidade em mente.

Por exemplo, em momento de recessão, quem tiver investimentos em itens básicos, poderá obter maior lucro. Por outro lado, quando a economia estiver em expansão, uns investimentos podem ser mais lucrativos, enquanto outros perdem valor.

Para ficar mais simples, é possível começar investir em papéis, como o Tesouro Direto e CDB, e depois avançar para ações, considerando a diversificação com equilíbrio.

Empreendimentos

Por apresentarem mais controle direto, alguns preferem realizar empreendimentos. Neste caso, o ideal é não apostar todas as fichas em um único ramo ou empreendimento.

Até porque caso ache que é necessário dar mais atenção a um empreendimento com mais potencial ou lucro, poderá fazer isto depois. Ter um ou mais empreendimentos não impede que sejam feitos investimentos.

Bens duráveis e previdência privada, para que o ganhador do BBB 2021 se prepare para o futuro

Outro ponto importante a considerar é a compra de bens duráveis, que é de senso comum, um investimento mais certeiro. Existem itens de necessidade básica, e de fato é preciso dar mais atenção a eles.

Entretanto, ao escolher uma casa ou apartamento, não esqueça de considerar o custo de manutenção e localização (rota casa trabalho). 

Outra questão importante de ter em vista é a previdência privada. Quem recebe um grande prêmio, mas não sabe quanto vai ter seus próximos salários, deverá fazer um aporte em previdência privada, para evitar problemas na velhice.

Quem já tem filhos, também pode fazer uma previdência complementar regressiva, para garantir a faculdade e gastos iniciais da vida adulta. 

Enfim, neste conteúdo foi possível ver algumas dicas e informações interessantes sobre educação financeira, prudência e equilíbrio para alcançar a saúde e estabilidade financeira. 

Claro que usamos um caso hipotético do “ganhador do BBB 2021” para trazer informações, mas as dicas valem para todos. Interessante, não é mesmo? Não esqueça de compartilhar nas redes sociais! 😉