quarta-feira, junho 19, 2024

Bolsa Família começou a ser pago em conta digital. Confira!

Share

Bolsa Família pago em conta digital

Bolsa Família

Os beneficiários do Bolsa Família começaram a receber o benefício na Conta Poupança Social da Caixa, desde o último dia 22.

Essa iniciativa tem por finalidade fazer a inclusão bancária de mais de 9 milhões de beneficiários que não possuem conta em banco.

Os pagamentos continuam sendo escalonados, e vão começar com os cadastrados no programa com NIS de final 9 e 0.

Quer saber mais sobre essa iniciativa da Caixa? Então dá só uma conferida neste artigo.

Como será o pagamento do Bolsa Família?

Desde a última terça-feira (22), os beneficiários do Bolsa Família começaram a receber o benefício pela Conta Poupança Social da Caixa.

Digamos que essa é uma espécie de conta digital do banco estatal. Sendo assim, a última parcela do auxílio-emergencial já foi creditada na nova conta para os cadastrados no programa com NIS de final 9.

Na quarta-feira (23), os cadastrados no programa com NIS de final 0 também receberam o benefício dessa mesma forma.

Eles foram os primeiros a receber dessa maneira, e podem fazer toda a movimentação financeira pelo aplicativo Caixa TEM que foi criado para essa finalidade.

O Ministério da Cidadania afirmou que essa será a maior inclusão bancária da história do Bolsa Família. De acordo com dados da pasta, mais de 9 milhões de beneficiários do programa não possuem conta em banco.

Então não dá mais para sacar o benefício com o cartão?

Embora a iniciativa seja para incluir os beneficiários e diminuir o papel-moeda em circulação, os saques com o cartão Bolsa Família e cartão cidadão continuam.

Fabiana Rodopoulos, secretária nacional de Renda e Cidadania do ministério, diz que os beneficiários podem ficar tranquilos, pois a mudança será gradual e quem quiser pode continuar recebendo o benefício como antes.

Dessa forma, a criação da conta visa ampliar as opções de pagamentos e oferecer aos beneficiários mais uma modalidade para sacar e movimentar dinheiro.

Nesse mês, por conta das festas de final de ano, o calendário de pagamento foi adiantado, começando em 10 de dezembro para os beneficiários com NIS final 01 e terminando em 23 de dezembro para os beneficiários com NIS final 0.


Veja também:


Como faz para sacar e movimentar dinheiro pelo Caixa Tem?

Para movimentar dinheiro pelo Caixa Tem é bem simples. Lembrando que essa conta social da Caixa não possui nenhuma mensalidade ou tarifa de manutenção.

O aplicativo está disponível tanto para o sistema Android quanto iOS. E para usar não é necessário criar uma nova senha, pois ela é gerada gratuitamente.

Assim que os valores são creditados nessa poupança, o usuário pode fazer compras com o cartão de débito virtual e também por meio da tecnologia QR Code.

Além disso, é possível fazer o pagamento de contas como água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio App. Ou seja, não é mais necessário pegar filas nas lotéricas.

Com essa iniciativa, o governo espera aumentar a inclusão bancária de praticamente todos os brasileiros, diminuindo assim a circulação do papel-moeda.

A digitalização do dinheiro está começando

Nesse ano de 2020, o Banco Central criou também o Pix, sua nova plataforma de pagamentos que passou a funcionar a partir do dia 16 de novembro.

Agora, é possível fazer transferência de dinheiro a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana, sem pagar absolutamente nada por isso.

No entanto, para fazer o cadastro no Pix é preciso ter uma conta em um banco tradicional, digital, cooperativa ou qualquer outra fintech cadastrada.

Essa iniciativa visa incluir ainda mais os brasileiros na Era Digital. E como é possível cadastrar o Pix pelo Caixa Tem, os beneficiários do Bolsa Família, agora também serão incluídos nessa.

Portanto, não só a Caixa, mas bancos como Itaú, Santander e Bradesco também estão ampliando a sua atuação no mundo digital.

Esse é o futuro que está se chegando cada vez mais rápido em nossas vidas. Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

José Carlos Sanchez Júnior
José Carlos Sanchez Júnior
José Carlos é escritor e redator com formação acadêmica em Administração de Empresas e MBA em Gestão Financeira Controladoria e Auditoria formado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Read more

Local News