Bolsa Família pago em conta digital
Os beneficiários do Bolsa Família começaram a receber o benefício na Conta Poupança Social da Caixa, desde o último dia 22.
Essa iniciativa tem por finalidade fazer a inclusão bancária de mais de 9 milhões de beneficiários que não possuem conta em banco.
Os pagamentos continuam sendo escalonados, e vão começar com os cadastrados no programa com NIS de final 9 e 0.
Quer saber mais sobre essa iniciativa da Caixa? Então dá só uma conferida neste artigo.
Como será o pagamento do Bolsa Família?
Desde a última terça-feira (22), os beneficiários do Bolsa Família começaram a receber o benefício pela Conta Poupança Social da Caixa.
Digamos que essa é uma espécie de conta digital do banco estatal. Sendo assim, a última parcela do auxílio-emergencial já foi creditada na nova conta para os cadastrados no programa com NIS de final 9.
Na quarta-feira (23), os cadastrados no programa com NIS de final 0 também receberam o benefício dessa mesma forma.
Eles foram os primeiros a receber dessa maneira, e podem fazer toda a movimentação financeira pelo aplicativo Caixa TEM que foi criado para essa finalidade.
O Ministério da Cidadania afirmou que essa será a maior inclusão bancária da história do Bolsa Família. De acordo com dados da pasta, mais de 9 milhões de beneficiários do programa não possuem conta em banco.
Então não dá mais para sacar o benefício com o cartão?
Embora a iniciativa seja para incluir os beneficiários e diminuir o papel-moeda em circulação, os saques com o cartão Bolsa Família e cartão cidadão continuam.
Fabiana Rodopoulos, secretária nacional de Renda e Cidadania do ministério, diz que os beneficiários podem ficar tranquilos, pois a mudança será gradual e quem quiser pode continuar recebendo o benefício como antes.
Dessa forma, a criação da conta visa ampliar as opções de pagamentos e oferecer aos beneficiários mais uma modalidade para sacar e movimentar dinheiro.
Nesse mês, por conta das festas de final de ano, o calendário de pagamento foi adiantado, começando em 10 de dezembro para os beneficiários com NIS final 01 e terminando em 23 de dezembro para os beneficiários com NIS final 0.
Veja também:
Como faz para sacar e movimentar dinheiro pelo Caixa Tem?
Para movimentar dinheiro pelo Caixa Tem é bem simples. Lembrando que essa conta social da Caixa não possui nenhuma mensalidade ou tarifa de manutenção.
O aplicativo está disponível tanto para o sistema Android quanto iOS. E para usar não é necessário criar uma nova senha, pois ela é gerada gratuitamente.
Assim que os valores são creditados nessa poupança, o usuário pode fazer compras com o cartão de débito virtual e também por meio da tecnologia QR Code.
Além disso, é possível fazer o pagamento de contas como água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio App. Ou seja, não é mais necessário pegar filas nas lotéricas.
Com essa iniciativa, o governo espera aumentar a inclusão bancária de praticamente todos os brasileiros, diminuindo assim a circulação do papel-moeda.
A digitalização do dinheiro está começando
Nesse ano de 2020, o Banco Central criou também o Pix, sua nova plataforma de pagamentos que passou a funcionar a partir do dia 16 de novembro.
Agora, é possível fazer transferência de dinheiro a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana, sem pagar absolutamente nada por isso.
No entanto, para fazer o cadastro no Pix é preciso ter uma conta em um banco tradicional, digital, cooperativa ou qualquer outra fintech cadastrada.
Essa iniciativa visa incluir ainda mais os brasileiros na Era Digital. E como é possível cadastrar o Pix pelo Caixa Tem, os beneficiários do Bolsa Família, agora também serão incluídos nessa.
Portanto, não só a Caixa, mas bancos como Itaú, Santander e Bradesco também estão ampliando a sua atuação no mundo digital.
Esse é o futuro que está se chegando cada vez mais rápido em nossas vidas. Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais.